sábado , 27 setembro 2025
Home / Chapecó / Secretaria de Saúde de Chapecó realiza encontro com hipertensos e diabéticos

Secretaria de Saúde de Chapecó realiza encontro com hipertensos e diabéticos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Chapecó realiza encontros com grupos de hipertensos e diabéticos, como estratégia educativa de promoção e prevenção em saúde com foco nessas doenças crônicas, uma prática adotada pela maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Chapecó.
Nesta sexta-feira (21) foi realizado um encontro na Linha Baronesa da Limeira, território do Centro de Saúde da Família (CSF) Leste, que possui 2.014 hipertensos e 577 diabéticos adscritos, já na microárea onde ocorreu o grupo há 115 pessoas com as condições crônicas entre hipertensos e diabéticos. Destes, 43 compareceram no encontro, onde correram ações como aferição de sinais vitais, fornecimento de medicações, atividade física com alongamentos, orientações e o fomento para uso tele.saúde Chapecó. Também foram realizadas orientações de prevenção e controle da Dengue, orientações sobre o uso e armazenamento de medicações, acompanhamento e controle das doenças crônicas e o sorteio de brindes.
O encontro contou com a participação da enfermeira, do médico, de auxiliares de enfermagem e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da Estratégia de Saúde da Família (ESF), da farmacêutica da Equipe Multiprofissional (eMulti) e das acadêmicas e estagiárias da UNOPAR. A atividade é realizada a cada três meses.
De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz, uma prática comum nesses grupos é levar os atendimentos médicos, de enfermagem e farmacêuticos, assim como a medicação até os usuários da comunidade, especialmente por conta da distância que eles enfrentam para acessar o CSF, como forma de garantir o acompanhamento dos usuários e realizar o controle dessas doenças crônicas somado a educação de promoção e prevenção à saúde.
A Atenção Básica da Saúde de Chapecó contabiliza 33.030 pessoas com hipertensão e 9.555 pessoas com diabetes cadastradas no sistema de saúde do município.
Lembrando que o município tem a segunda melhor Atenção Básica do país, entre cidades com mais de 200 mil habitantes, segundo avaliação do Previne Brasil, do Ministério da Saúde.
Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Alargamento da Rua Uruguai já está com pavimentação concluída

A Prefeitura de Chapecó vem realizando o alargamento de várias ruas, com o objetivo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.