sexta-feira , 26 setembro 2025
Home / Saúde / Neste sábado tem mutirão contra a Dengue em Chapecó
Foto: PMC

Neste sábado tem mutirão contra a Dengue em Chapecó

Neste sábado (15) a Prefeitura de Chapecó fará um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, em quatro bairros, das 7h30 às 11h30. No Centro a equipe da Vigilância Ambiental, por meio de 50 Agentes de Combate a Endemias, farão visitas de tratamento, eliminação e orientação.
  Além disso, os agentes estarão realizando uma varredura para bloqueio de transmissão nos locais onde teve ocorrência dos últimos casos positivos de fevereiro, com visitas no bairro São Pedro e borrifação com larvicida no Quedas do Palmital e Passo dos Fortes.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, o objetivo dessa ação é recolhimento de pneus, identificação, tratamento e adequação de caixas de água e cisternas abertas e identificação de calhas com problemas, além da eliminação de criadouros.
RESULTADOS DO LIRA
Karina também informou os resultados do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa): O levantamento foi realizado no período de 3 a 7 de fevereiro de 2025, totalizando cinco dias para a realização da atividade. Foi programada a amostragem em 12 estratos, constituídos por 56 bairros, com 3.804 imóveis trabalhados.
A amostragem do LIRAa demonstrou um Índice (IIP) do município para Aedes aegypti
de 5,9 %, o que representa Alto Risco.
Dos 12 estratos amostrados, 4 apresentam Médio Risco e 8 estratos com Alto Risco de infestação. Referente aos tipos de criadouros, 38,3% dos focos estão em lixos, 28,2% dos focos estão em depósitos móveis (vasos/frascos, baldes com água, prato de plantas,  baldes, bebedouros de animais), 16,4% cisternas (depósitos ao nível do solo), e 9,1% em pneus.
Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó realiza seminário sobre Saúde Mental e Trabalho

A Prefeitura de Chapecó, por meio da secretaria de Saúde, em conjunto com o Centro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.