sábado , 27 setembro 2025
Home / Chapecó / Inaugurada Escola Cívica de Educação e Inovação de Chapecó
Foto: Leandro Schmidt

Inaugurada Escola Cívica de Educação e Inovação de Chapecó

Uma revolução na Educação de Chapecó, que servirá de modelo para o país. Essa é a proposta da Escola Básica Municipal Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani, nova unidade da Prefeitura de Chapecó, inaugurada na manhã desta terça-feira (11), no bairro Efapi.
A Prefeitura alugou um prédio da Unochapecó, que conta com 5.270 metros quadrados. São 22 salas de aula, sala de professores, secretaria, sala de gestão, banheiros e espaço para refeitório. Os mil alunos da Escola Cívica também terão acesso aos ateliês e laboratórios da universidade, como laboratório de eletrônica, engenharia mecânica, 3D e automação. Entre as oficinas que serão ofertadas estão Design Gráfico e Mídias Digitais, Inteligência Artificial e Criatividade Digital e Robótica. Inicialmente estão sendo atendidos alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental.
“Eu vim para esta escola pois ela tem mais aulas de tecnologia e isso vai contribuir com o meu aprendizado”, disse Yuri Gabriel Frare Rodrigues, de 13 anos, que está no oitavo ano. O laboratório de engenharia mecânica vai ajudar no sonho de ser engenheiro, ou mecânico ou civil. Ele está no oitavo ano e anteriormente estudava no Jardim do Lago.
Para a estudante Stéfani Gabrielli, de 11 anos, do sexto ano, um dos diferenciais da nova unidade educacional é a disciplina, além de ser uma escola maior e diferenciada. Anteriormente ela estudava na EBM Herbert de Souza. “Eu pretendo ser psicóloga e acredito que aqui terei um melhor aprendizado”, afirmou.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que Chapecó tem uma demanda crescente por vagas no ensino municipal e o poder público optou por alugar o espaço em vez de construir uma nova escola, onde seriam gastos R$ 15 a R$ 20 milhões, além da demora de pelo menos dois anos para ficar pronto. Ele ressaltou que a proposta é de uma escola com foco em tecnologia e também no resgate de valores como o respeito e a disciplina. Para isso convidou coronel da reserva Ademir Barcarollo, para diretor. Já o gestor será Marcelo Dal Piva, que já era da equipe da Secretaria de Educação.
“Essa é uma das escolas mais preparadas e mais estruturadas do Brasil, onde os alunos já vão ter conteúdos de tecnologia, de Inteligência Artificial. A gestão municipal também precisa ter criatividade e nós estamos preparando nossos alunos com conhecimentos para este novo mundo. Esta é a primeira escola nesse modelo, e queremos ampliar para mais alunos”, disse Rodrigues.
A secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, disse que além da tecnologia, a Escola Cívica veio reforçar a formação socioemocional e o civismo.
“Aqui, além das disciplinas normais, os estudantes terão disciplinas de artes, novas tecnologias, ciências, estarão conectadas com a Educação 5.0 e também resgatando valores como a disciplina e o respeito. Este projeto é único no país e já começa gigante”, afirmou Astrit.
O reitor da Unochapecó, Cláudio Jacoski, também ressaltou a proposta diferenciada da Escola Cívica de Inovação e Tecnologia.
“Este é um momento histórico para a Efapi e para a cidade, iniciando um projeto diferente, que será modelo para o país. É uma escola municipal, dentro de uma universidade, numa condição diferenciada. É uma obra do conhecimento, que vai contribuir com o desenvolvimento das pessoas”, disse o reitor. Ele também fez menção à homenageada, Eli Bellani, falecida em 2022, que foi professora da Unochapecó.
A irmã da homenageada, Ana Maria Bellani Migott, falou em nome dos familiares e demonstrou gratidão.
“Nos sentimos honrados pela homenagem, pois é um reconhecimento pelos serviços relevantes e pela contribuição dela com a sociedade. Dessa escola devem sair cidadãos, líderes, prefeitos e secretários. A escola dentro de uma universidade já vai criando uma consciência universitária nos alunos, o que é muito bom”, disse Ana.
O deputado estadual Altair Silva também falou na inauguração e disse que fez questão de usar uma camisa da Chapecoense, pois a professora Eli Bellani era uma torcedora assídua e conselheira do clube.
O presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, falou em nome do legislativo e também destacou a proposta de formar cidadãos comprometidos e responsáveis.
Outras autoridades também participaram da inauguração, entre elas o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo.
QUEM FOI ELI BELLANI
ELI MARIA BELLANI, QUE NASCEU NA CIDADE DE CONCÓRDIA -, SANTA CATARINA, NO DIA 23 DE MARÇO DE 1946.  MUDOU-SE PARA CHAPECÓ AINDA MENINA, NA DÉCADA DE 1950, JUNTO COM SEUS AVÓS E SEUS PAIS.
FOI ALUNA DO COLÉGIO BOM PASTOR, EM CHAPECÓ, CURSOU MAGISTÉRIO, NA CAPITAL CATARINENSE E LÁ GRADUOU-SE EM HISTÓRIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) E FEZ MESTRADO NA MESMA INSTITUIÇÃO.
SUA TRAJETÓRIA FOI SEMPRE LIGADA AO ENSINO, À EDUCAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, A DESCOBRIR, REMEMORAR E IDENTIFICAR O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO OESTE CATARINENSE. PUBLICOU SETE OBRAS SOBRE O TEMA.
ATUOU COMO PROFESSORA NA UNOCHAPECÓ E PARTICIPOU DIRETAMENTE NA FUNDAÇÃO DOS PRIMEIROS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970.
ELI FOI AGRACIADA COM DIVERSAS HONRARIAS POR SUA TRAJETÓRIA E INFLUÊNCIA NA COMUNIDADE CHAPECOENSE. ENTRE ELAS ESTÃO O “TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA”, E A “COMENDA PROFESSORA ELI MARIA BELLANI”.
OUTRO ASPECTO MARCANTE DA VIDA DE ELI BELLANI FOI SUA VINCULAÇÃO À ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL, DA QUAL FOI SÓCIA, ATUOU COMO CONSELHEIRA, MEMBRO DO GRUPO DIVAS DA CHAPE, ALÉM DE TORCEDORA E FREQUENTADORA ASSÍDUA DA ARENA CONDÁ.
FALECEU EM 20/06/2022, EM FLORIANÓPOLIS(SC), NO HOSPITAL BAÍA SUL, APÓS SOFRER UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC). O SEPULTAMENTO OCORREU NO CEMITÉRIO JARDIM DO ÉDEN, EM CHAPECÓ.
A FAMÍLIA DA PROFESSORA, POR ENTENDER QUE O ACERVO DOCUMENTAL E DE MEMÓRIAS DELA É MUITO VALIOSO PARA CHAPECÓ, FEZ A DOAÇÃO DELE PARA O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTA CATARINA – IHGSC/ CHAPECÓ E CENTRO DE MEMÓRIA DO OESTE DE SANTA CATARINA (CEOM), DA UNOCHAPECÓ. ESSE GESTO CONTRIBUIRÁ PARA A CONTINUIDADE DO LEGADO DA PROFESSORA ELI MARIA BELLANI, QUE ESTÁ ETERNIZADA TAMBÉM NESTE ESPAÇO QUE LEVA O SEU NOME.

Fonte: Assessoria PMC

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Alargamento da Rua Uruguai já está com pavimentação concluída

A Prefeitura de Chapecó vem realizando o alargamento de várias ruas, com o objetivo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.