sexta-feira , 26 setembro 2025
Home / Economia / Abertura de empresas em Chapecó cresce 14,6% e passa de nove mil em um ano
Fotos: Daniel Braga

Abertura de empresas em Chapecó cresce 14,6% e passa de nove mil em um ano

 

Chapecó teve um aumento de 14,6% na abertura de empresas em 2024, em relação a 2023, segundo dados da Junta Comercial de Santa Catarina. Foram 9.099 novas empresas no ano passado, contra 7.941 em 2023. O crescimento foi superior à média estadual, que foi de 11,9%. E a Capital do Oeste ficou em quarto lugar no estado.
De acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, isso é reflexo das ações da Administração Municipal.
“A nossa administração incentiva o setor produtivo e a geração de empregos, desburocratizando processos, investindo em infraestrutura e apoiando eventos. Aqui o poder público cuida das pessoas e não atrapalha o empreendedor”, afirmou o prefeito.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, o Poder Público Municipal tem sido um indutor do desenvolvimento.
“Essa governança pública aliada à governança do setor privado, além dos processos de desburocratização, tem gerado um cenário de confiança no crescimento da economia local. A cidade conta com ótimos índices na economia e na saúde. Há um crescimento populacional que está entre os maiores do país. Isso traz uma perspectiva positiva e gera novos negócios”, disse Paixão.
O secretário de Fazenda, Moacir Rohr, disse que nos últimos quatro anos a Prefeitura tem adotado medidas para facilitar a abertura de empresas.
“Nós modernizamos o sistema, desburocratizamos processos com a Lei de Liberdade Econômica, ampliamos o horário de atendimento das 7h às 19h, criamos o atendimento por whatsapp e reunimos os serviços para abertura de empresas em um único lugar. Em quatro anos o tempo para abertura de empresas baixou de 96h para 4h”, disse Rohr.
Uma das empresas que abriu no ano passado foi a Odonto Vitta, que funciona no bairro São Cristóvão. Mariele Klein disse que trabalhava em outro consultório e resolveu abrir a empresa, com um sócio.
“Foi tudo muito rápido, não teve burocracia, enrolação. Agora em janeiro completamos um ano de empresa e superamos a expectativa, pois já éramos conhecidos no mercado e isso ajudou a termos bastante clientes. Tanto que já estamos pensando em ampliação do serviço. É difícil empreender mas valeu a pena”, disse Mariele.

 

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Tru by Hilton abre as portas em Chapecó 

  A unidade localizada no centro da cidade tem 137 apartamentos e é o segundo ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.