sábado , 27 setembro 2025
Home / Destaque / Acafe consolida parceria com governo do Estado
Acafe e Governo do Estado Foto: Acafe/Divulgação

Acafe consolida parceria com governo do Estado

O lançamento nesta semana do programa SC Mais Inovação, que vai ampliar a rede de Centros de Inovação em Santa Catarina e pretende gerar 30 mil vagas no setor de tecnologia, consolida uma parceria cada vez mais estratégica e bem-sucedida do governo do Estado com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

O novo projeto se soma a outras iniciativas em que a atuação da Acafe tem sido fundamental para transformar a realidade da educação, como o mapeamento das carências das redes elétricas das escolas estaduais em conjunto com a Celesc, o programa Universidade Gratuita, que já atende mais de 40mil estudantes com bolsas de estudo, e a formação continuada de professores, ofertada a 30 mil educadores.

A reitora e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, tem reforçado que o compromisso da instituição, com qualidade e credibilidade reconhecidas há mais de 50 anos, é contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina em todas as áreas do conhecimento, através da educação e dos serviços prestados por suas universidades comunitárias em todas as regiões do Estado.

 

João Cobalchini
Foto: CMF/Divulgação

Prefeito de novo

Florianópolis tem um novo prefeito nestes próximos dias. Enquanto o prefeito reeleito, Topázio Neto (PSD), estiver participando do SmartCity Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha, o presidente da Câmara Municipal, João Cobalchini (MDB), ficará à frente da gestão da Capital. A viagem foi oferecida à Topázio pelo Sebrae, por Florianópolis ser uma das cidades vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Esta é a terceira vez que Cobalchini assume a prefeitura.

 

Nova eleição

Uma decisão da Justiça Eleitoral, em primeira instância, cassou a diplomação do prefeito reeleito de Imaruí, Patrick Correa (Republicanos), e seu vice, Lucenir Gomes Gutero, por abuso de poder econômico e político.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi movida pelo Ministério Público Eleitoral, e acusa o prefeito de “aproveitar-se do cargo público para realizar propaganda voltada ao impulsionamento de sua campanha à reeleição”. O processo envolve as festividades de aniversário da cidade.

Patrick Correa teve 55,76% dos votos válidos e disputou a eleição com Gilberto da Awe (PL), que teve 25,18% de votação, e Sérgio Faust (PP), que registrou 19,07% dos votos.

Se a decisão for mantida, a cidade poderá ter nova eleição.

 

Contabilidade

Novos tributos, créditos, substituições e novas categorias de cobrança são alguns dos impactos que a Reforma Tributária poderá trazer para as empresas de todos os portes.

Com o objetivo de preparar os profissionais da contabilidade de Santa Catarina para lidar com as mudanças que a reforma trará no dia a dia das empresas, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) lançou o curso inédito sobre “Comitê de Gestão Tributária: Impulsionando a Eficiência Empresarial.”

O objetivo é orientar os participantes sobre as mudanças na legislação tributária brasileira que irão exigir que profissionais e empresas estejam atualizados. O curso terá início no dia 28 de outubro, e os interessados em participar devem se inscrever no link: https://www1.cfc.org.br/evento?WFY. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

 

Saúde e bem-estar feminino

No dia 29 de outubro, o LK Design sediará um evento promovido pelo LIDE Mulher, focado na saúde e bem-estar de mulheres em posição de liderança. A programação incluirá a apresentação do novo conselho do LIDE Mulher e discussões sobre saúde e longevidade, com ênfase da Quanta Previdência. Um dos destaques será o lançamento do projeto “Run Mulher”, uma corrida de 5 km programada para 8 de março de 2025, que visa arrecadar fundos para apoiar mulheres com câncer de mama e vítimas de violência doméstica. A iniciativa, em parceria com o Baía Sul Mulher, reforça o compromisso com a solidariedade.

 

Educação

Após a aprovação do PL, de autoria do governo do Estado. O PL estabelece uma nova tabela salarial para o magistério público estadual e garante o pagamento do piso estabelecido pelo governo federal, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), sugeriu o uso de 100% dos recursos do Fundeb para a folha de pagamento.

Atualmente, o governo do Estado utiliza cerca de 80% do fundo para a folha e os outros 20% para custeio da educação. “Esses 20% e mais os reajustes dados ano a ano pelo Fundeb abrem margem para novos aumentos para os professores”, defende a deputada.

 

Eleições OAB

A chapa Muda OAB, liderada pelos advogados Vivian De Gann (presidente) e Tullo Cavallazzi Filho (conselheiro federal), foi oficialmente protocolada nesta quarta-feira, 23, e disputará as eleições da entidade que ocorrerão no dia 22 de novembro.

Além dos dois advogados, a chapa terá como candidato a vice-presidente o joinvilense Marcus Silva, e como candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) Ramon Carmes, ex-presidente da Subseção de Palhoça.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Alargamento da Rua Uruguai já está com pavimentação concluída

A Prefeitura de Chapecó vem realizando o alargamento de várias ruas, com o objetivo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.