quinta-feira , 25 setembro 2025
Home / Chapecó / Seminário sobre Exploração Sexual e Trabalho Infantil aconteceu em Chapecó

Seminário sobre Exploração Sexual e Trabalho Infantil aconteceu em Chapecó

Nesta quarta-feira (15) aconteceu em Chapecó o seminário “Exploração Sexual e Trabalho Infantil: Futuro Comprometido! Faça Parar. Denuncie!”. Cerca de 150 pessoas participaram da programação que aconteceu no auditório da UCEFF.
O seminário, uma iniciativa do Gapa, Prefeitura de Chapecó – Secretaria da Família e Proteção Social – PETI, do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, teve como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como o trabalho infantil, através da sensibilização e da articulação de diversos setores da sociedade para a efetiva proteção dos direitos infantojuvenis.
Na programação aconteceram palestras sobre: Princípio da Prioridade Absoluta e Normas Específicas Trabalhistas de Proteção à Crianças e Adolescentes com o Dr. Rômulo Tozzo Techio Tozzo – Juiz da 4ª Vara do Trabalho de Chapecó. Ele abordou temas como os detalhes da Constituição Federal (CF), Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no que tange à proteção contra o trabalho infantil e a exploração sexual e fez diversos esclarecimentos sobre os direitos e mecanismos legais disponíveis às vítimas de violência sexual no âmbito trabalhista.
Outra palestra foi sobre a Sensibilização sobre para o enfrentamento à Exploração Sexual e o Trabalho Infantil com a Psicóloga Beatriz Lazaretti Ramos do CREAS II – Centro de Referência Especializada da Assistência Social. Ela destacou os impactos negativos da exploração sexual e do trabalho infantil no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Também aconteceu durante o seminário, a Apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes explanada pelos membros do Fórum Municipal de Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual Infantojuveil e GAPA, Carme Colett e Riccardo Felippini Malacarne. Eles explicaram os detalhes sobre o plano nacional e suas ações para combater a violência contra crianças e adolescentes.
Além disso, também foi apresentado sobre a importância e responsabilidade social na formação e de contratação adolescentes aprendizes em situação de vulnerabilidade social fala feita Maeli Cristina dos Santos Loro – Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE), com os cases: Case da Angel Lira sobre a Cota Social de Aprendizes fala feita pela Jucely Kintschner – Gerente de RH da Angel Lira Tecnologia Segurança E Logística Ltda.
As atividades encerram com uma rodada de perguntas, esclarecimentos e socialização das atividades previstas para dia 18 de maio e 12 de junho e acordos para ações futuras.

Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Secretaria de Educação recebe representantes do município de Três Palmeiras

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, recebeu, nesta ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.