quarta-feira , 29 maio 2024
Home / Notícias / Vigilância intensifica ações contra mosquito da dengue
Foto: Assessoria/PMC

Vigilância intensifica ações contra mosquito da dengue

A partir das 18h desta sexta-feira a Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó fará a aplicação do UBV, também conhecido como fumacê, na Vila Esperança (Efapi), Jardim América, São Cristóvão, Passo dos Fortes e Centro.

E neste sábado cerca de 60 pessoas, divididas em equipes, estarão visitando residências e estabelecimentos comerciais nas regiões onde há mais focos ou suspeitos, como nos bairros Efapi, Eldorado e Passo dos Fortes, entre outros.

De acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó, Karina Giachini, neste início de ano estão sendo intensificadas as ações de combate ao Aedes aegypti, devido ao aumento considerável de casos positivos. Já são 30 casos positivos em 2022, contra 13 no mesmo período do ano passado. Além disso são 144 casos suspeitos.

Karina disse que em Chapecó já existem surtos da doença no bairro Eldorado, com 16 casos positivos, e no bairro Efapi, com quatro casos. Vila Real tem três casos e há um caso no Bom Pastor, Cristo Rei, Centro, Maria Goretti, Presidente Médici, Santo Antônio, São Cristóvão e Universitário.

Os dados foram apresentados na manhã desta sexta-feira, em reunião mensal da “Sala de Situação da Dengue”, no auditório da Prefeitura. Representantes da Secretaria de Estado da Saúde também apresentaram os dados da região, que também é preocupante. Também participaram da reunião representantes da Secretaria de Saúde de Chapecó, Bombeiros, Centros de Referência em Assistência Social, Secretaria de Educação de Chapecó.

Foram definidas ações que podem ser realizadas pelas instituições e órgãos municipais e estaduais. Além do fumacê, que é realizado em parceria com o Estado, estão sendo realizados mutirões de visitas casa a casa nos bairros, vistorias com auxílio do drone da Guarda Municipal de Chapecó, tratamento com larvicida, eliminação de criadouros, educação nas escolas, orientação com carro de som, capacitação do servidores de saúde, entre outras.

 

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Campanha do Agasalho inicia no próximo sábado (25)

O lançamento e o dia D de arrecadação da Campanha do Agasalho serão neste sábado ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.