quinta-feira , 25 abril 2024
Home / Destaque / Vacina japonesa mata vírus HIV em macacos
Crédito: IStock/@amphotora

Vacina japonesa mata vírus HIV em macacos

No Japão uma equipe conseguiu criar uma vacina capaz de matar o vírus HIV em macacos. Atualmente a AIDS não tem cura, somente tratamento com coquetéis antiaids, o SUS fornece este medicamento gratuitamente. O tratamento não mata o vírus, mas consegue reduzir os efeitos negativos da doença.

A vacina foi desenvolvida usando uma bactéria que fortalece o sistema imunológico, a bactéria foi combinada com esse tipo específico do vírus HIV atenuado. Os testes foram feitos em sete macacos comedores de caranguejo infectados com o HIV-símio. Os testes feitos após a aplicação do imunizante não encontraram vestígios do vírus nos macacos.

Mesmo infectando os macacos com alta carga viral, sendo mortal em outras ocasiões, em seis de sete cobaias, o vírus desapareceu sem deixar vestígios. Os pesquisadores esperam poder usar o HIV coletados de humanos para fazer novos testes.

Os testes de vacinas em humanos irão começar aproximadamente em cinco anos. A empresa Moderna espera usar a mesma tecnologia usada em sua vacina contra o coronavírus, o mRNA, ou RNA mensageiro, para tentar ter uma vacina eficiente contra o vírus da Aids.

Fonte: Kaique Lima/Olhar Digital

 

 

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Feira do Livro de Chapecó 2024 abre suas portas para promover o amor pela leitura

A quinta edição da tão esperada Feira do Livro de Chapecó deu início a uma ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.