domingo , 25 fevereiro 2024
Home / Destaque / Unochapecó apresenta projetos aos secretários de Educação e ao presidente da AMOSC
Fotos: Assessoria/AMOSC

Unochapecó apresenta projetos aos secretários de Educação e ao presidente da AMOSC

 

O presidente da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, Rudi Sander, prefeito de São Carlos, e os secretários de Educação dos municípios associados à entidade, tiveram oportunidade de conhecer a estrutura do Colégio Uno, o Pollen Parque Científico e Tecnológico, entre outros projetos invadores da Unochapecó. A visita ocorreu na tarde desta segunda (28), quando foram recebidos pelo reitor da universidade, Cláudio Jakoski, a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação Andrea Marocco, Pró-Reitor de Administração José Alexandre De Toni, Pró-Reitora de Graduação Silvana Muraro Wildner e a diretora do Colégio Uno, Marizete Lemes da Silva Matiello.

Conforme explanação dos anfitriões, o Colégio Unochapecó, que tem com o objetivo de oferecer para toda a comunidade regional um Ensino Médio da Educação Básica de qualidade, usufruindo da sua estrutura física, acadêmica e cultural. Estruturado para atender os jovens da região, compartilhando da mesma estrutura que a universidade oferece para a comunidade. “É mais um projeto de vanguarda, focado na formação de jovens protagonistas, em seu projeto de vida e que possam buscar o seu crescimento pessoal e profissional a partir das suas experiências no ensino médio e posteriormente no ensino superior”, enfatiza o reitor Cláudio Jakoski. De acordo com a diretora Marizete Matiello, este projeto pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos alunos escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. “Com uma proposta inovadora, a universidade ingressa no campo da Educação Básica, oferecendo um Ensino Médio de qualidade e com toda a estrutura física, acadêmica e cultural da instituição que é referência em excelência”, explica.

O projeto pedagógico leva em conta todas as mudanças no Ensino Médio do país, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e foi desenvolvido por uma equipe muito qualificada de professores mestres e doutores. Neste sentido, o Colégio vem para formar jovens críticos, reflexivos, que queiram ser protagonistas de seus projetos de vida e que buscam o crescimento pessoal e profissional. Isso tudo sem deixar de lado a essência da Unochapecó, que é o espírito comunitário e o comprometimento com o desenvolvimento regional sustentável.

Além disso, com o objetivo de transformar ideias em soluções e criar desenvolvimento sustentável, a Unochapecó possui uma rede organizacional que atua diretamente com o ecossistema de inovação, gerenciado pelo Pollen Parque Científico e Tecnológico, promovendo o empreendedorismo inovador, o crescimento econômico, agregando valor à produção local, gerindo todas as questões relativas à propriedade intelectual, além de produzir e difundir conhecimento.

“Numa analogia ao trabalho das abelhas, o Pollen Parque Científico e Tecnológico é um local com o mesmo intuito de espalhar ideias, compartilhar, multiplicar, quebrar barreiras e buscar soluções a partir da ciência, da tecnologia e da inovação. E muitas pessoas já fazem parte desse movimento, acreditam na inovação e nas mudanças que o Pollen traz para a nossa cidade e região”, argumenta a pró-reitora Andrea Marocco. Hoje, 46 empresas e startups (25 e 21, respectivamente) fazem parte do Pollen, e todas já estão instaladas e atuantes. Além disso, integram também o Pollen, o Escritório de Projetos e Prestação de Serviços (EPPS), Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), Observatório do Sistema Regional de Inovação, Centro de Residência em Software (CRS), Incubadora Tecnológica (Inctech), Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense e o Cocreation Lab da Unochapecó.

“Foi um encontro produtivo, de onde saímos satisfeitos por aprofundar ainda mais o nosso conhecimento em relação a estrutura, que não para de crescer, e os projetos inovadores da Unochapecó, para a educação superior, as especializações, o ensino médio e sua participação importante na área social de toda a nossa região”, ressaltao Rudi Sander, presidente da AMOSC.

No encontro, também foram apresentados projetos educacionais e serviços, capacitações, tais como cursos de curta duração, técnicos, pós-graduações lato sensu, dentre outros, que tem por objetivo possibilitar a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam em seus municípios.

 

Fonte: Assessoria/AMOSC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Motos terão espaço prioritário em semáforo da avenida Getúlio Vargas com a São Pedro

A Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó informa a todos os cidadãos que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.