terça-feira , 23 abril 2024
Home / Educação / Setor de Educação Especial realiza capacitação e planejamento
Foto: PMC

Setor de Educação Especial realiza capacitação e planejamento

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Educação Especial, promoveu ontem, quarta-feira, a Formação Continuada para os docentes da sala de recursos multifuncional (SRM). O encontro ocorreu na EBM Paulo Freire. A capacitação proporcionou o primeiro encontro de polos da SRM, com o objetivo de orientar no planejamento do plano educacional especializado individualizado.

De acordo com a gerente de Educação Especial, Jucilei Aparecida Blanger Perin, os encontros por polos tem a intencionalidade de oportunizar e compartilhar experiências na elaboração do plano do atendimento educacional especializado. “Compreender a funcionalidade do estudante com deficiência é fundamental para planejar, recursos, metodologia e estratégias de ensino com o objetivo de complementação/ou suplementação, diferindo das atividades do ensino regular”, salientou Jucilei.

A professora da SRM, Gislene Turatti, da EBM Padre José Anchieta, comenta: “A formação foi muito significativa, a experiência foi maravilhosa e contribuiu para pensar estratégias significativas para os estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado. Pelo diálogo com as professoras da SRM e a mediação da equipe do setor de Educação Especial percebi o quanto é importante o papel da SRM no processo de inclusão na escola e fora dela. Compreendi o quanto é relevante o docente ter o conhecimento do currículo escolar para complementação/suplementação, pois o atendimento não se configura no reforço escolar e sim na estimulação das funções psicológicas superiores para que os estudantes desenvolvam muitas habilidades.”

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, explica que a sistematização do plano do Atendimento Educacional Especializado oportuniza o direito de aprendizagem dos estudantes com deficiência, nas condições de acessos e oportunidades, além de promover a cultura da inclusão no contexto educacional.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Aberta a exposição HUMANO, na Galeria Neocy Fin

A partir desta sexta-feira a Galeria de Arte Neocy Fin recebe a exposição “HUMANO: Mostra ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.