quinta-feira , 18 abril 2024
Home / Saúde / Servidores participam de capacitação sobre dengue em Chapecó
FOTO: Leandro Schmidt/PMC

Servidores participam de capacitação sobre dengue em Chapecó

Gestão de resíduos e prevenção à dengue. Esses foram os assuntos principais abordados em uma capacitação que aconteceu no Auditório da Prefeitura de Chapecó e reuniu cerca de 180 pessoas das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Gerência de Saneamento, Secretária de Saúde, Vigilância Ambiental, Agentes de Combate a Endemias e Agentes de Saúde.

O principal ponto trabalhando foi o fortalecimento das ações do dia a dia as equipes, com foco no descarte irregular e impróprio do lixo. De acordo com a Coordenadora da Vigilância Ambiental de Chapecó, Karina Giachini, dados do último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Secretaria de Saúde, apontam que mais de 42% dos focos do mosquito são encontrados em lixo que são descartados de maneira incorreta. Ela explica ainda que Chapecó tem confirmados até esta quarta-feira 25 casos de dengue no ano e que é necessário que cada cidadão faça sua parte para eliminar os criadouros do mosquito e diminuir a proliferação da doença. “Nossas equipes trabalham todos os dias orientando e explicando para a população. Se cada um fizer a sua parte, conseguimos diminuir a proliferação”, destacou.

A Gerente de Saneamento do Município, Graciela Heckler, disse que um dos pontos trabalhados na capacitação foi a importância da correta separação e descarte do lixo, visando a eliminação de criadouros e a diminuição dos casos da doença. Ela comentou ainda que foram apresentados aos participantes do treinamento o cronograma e horários de coleta dos resíduos nos bairros da cidade e destacado trabalhos como o Projeto “Bota Fora” que recolhe materiais nos bairros em dias e horário agendado, além dos Ecopontos que são locais preparados e organizados em espaços da cidade para recebimento de resíduos e correta destinação. “As nossas equipes trabalham em conjunto e tem uma parceria grande, mas é necessário sempre atualização dos profissionais e o envolvimento da comunidade”, comentou.

Mutirão.

No sábado (25) a Secretaria de Saúde de Chapecó promove um mutirão de combate à Dengue, no bairro Pinheirinho. As Agentes de Combate a Endemias vão realizar visitas de tratamento, atendimento de denúncias, vedação e tratamento de caixas de água e cisternas e atendimento de pontos estratégicos. Já as Agentes Comunitárias de Saúde, irão trabalhar em sua região de atuação para orientação à população, especialmente sobre os cuidados, sinais e sintomas da doença e orientação para busca de atendimento médico.

 

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Mutirão contra a Dengue realizou 829 visitas no bairro Cristo Rei

A Vigilância em Saúde Ambiental reforçou suas ações devido ao aumento de casos de Dengue ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.