segunda-feira , 15 abril 2024
Home / Notícias / Secretários Municipais e técnicos da Educação da região da AMOSC participam da última reunião anual

Secretários Municipais e técnicos da Educação da região da AMOSC participam da última reunião anual

 

Nesta semana os secretários municipais e técnicos da educação dos municípios da região da Amosc – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, realizaram a última reunião de trabalho deste ano. Também participou da reunião, o prefeito de São Carlos Rudi Sander.

Na pauta, os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados na Educação, que foi apresentada pelo coordenador Jurídico do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Thales Gomes, que mostrou resumo do “Manual de Proteção de Dados para Gestores e Gestoras Públicas Educacionais”. Publicação esta, que tem por objetivo apoiar gestores e gestoras educacionais, a compreender a natureza e abrangência da LGPD na educação. O documento foi lançado este ano, pelo CIEB e Unesco e fornece orientações didáticas e aprofundamento sobre a nova legislação e suas exigências em âmbito da educação. Thales destacou alguns pontos relevantes referentes a proteção de dados em âmbito das escolas, seja dos estudantes, bem como dos profissionais da educação.

Os secretários e técnicos presentes no encontro, também visitaram o Centro de Educação Infantil Municipal Criança Feliz, o qual vem desenvolvendo experiências de aprendizagens a partir de elementos na natureza, conforme relatado pelo diretor da escola, Antonio Carlos Ebertz, ou seja, realizar o desemparedamento das crianças, oportunizando práticas educativas em espaços externo da escola.

O representante da plataforma de leitura Árvore apresentou os recursos disponíveis por esta ferramenta digital, a qual prevê o acesso a várias obras literárias contribuindo na motivação de leitores.

Entre outros temas, esteve em pauta, a licenciatura em música da Unochapecó, apresentada pelo coordenador do curso, professor Gustavo Malfatti; Apresentação do Relatório da Visita Técnica dos gestores da educação regional, a Brasília no mês de novembro; Alinhamento do calendário escolar para 2022; Avaliação da IV Conae – Conferência Nacional de Educação; Propostas de formação continuada para profissionais e equipe de apoio da rede municipal de ensino da região. A reunião encerrou, com a palestra show proporcionada pela Gestão Municipal do município de São Carlos.

O coordenador do colegiado de educação, Fabrício Fontana, secretário de Educação de Pinhalzinho, salientou que “a integração dos municípios da AMOSC com objetivos comuns para a educação, possibilita um planejamento mais alinhado em termos de gestão da educação e fortalece ações colaborativas e o crescimento, não somente para o meu município, mas contribui para o desenvolvimento de toda uma região”. Fontana, finaliza ressaltando que, “mesmo diante de grandes desafios durante este ano, por conta da pandemia, os resultados foram positivos, o empenho e a dedicação de gestores, professores e equipe de apoio, possibilitou manter o ensino presencial seguindo os protocolos vigentes. E assim, a educação cumpre o seu papel social do desenvolvimento do ensino e aprendizagens dos estudantes”, finalizou.

Fonte/Fotos: Assessória/AMOSC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura inicia obras de revitalização de diversas ruas

A Prefeitura de Chapecó, anunciou na segunda-feira (22) um investimento de cerca de R$ 10 ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.