segunda-feira , 15 abril 2024
Home / Destaque / Secretária Nacional da Família apresenta projetos para a Administração de Chapecó
Foto: Leandro Schmidt/PMC

Secretária Nacional da Família apresenta projetos para a Administração de Chapecó

A Secretária Nacional da Família, Angela Vidal Gandra Martins, está em Chapecó para assinar um Acordo de Cooperação Técnica coma UFFS, às 14h. Mas antes ela esteve no gabinete do Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, onde conversou com o prefeito e a primeira dama, Fabiana Rodrigues.
Ela destacou que o convênio com a UFFS, que tem uma emenda parlamentar de R$ 250 mil da deputada federal Caroline De Toni, tem como objetivo capacitar universitários para atuação nas famílias, dentro do programa “Famílias Fortes”.
Angela explicou que o programa foi adaptado de uma experiência elaborada no Reino Unido, pela Universidade de Oxford. O objetivo é fortalecer vínculos familiares e atuar na prevenção do uso de álcool e outras drogas.
O curso trabalha temas como convivência, para melhorar comunicação e relacionamento entre os familiares, limites, regras, gestão de stress, uso saudável de tecnologias e projetos e sonhos para o futuro.
“Em alguns países como a Hungria, este projeto foi trabalhado como uma ação de erradicação da pobreza. Uma família desestruturada cria um ciclo de pobreza. As pessoas precisam ter motivos para o desenvolvimento econômico e social, precisam de um ambiente de paz e harmonia e é isso que pretendemos trabalhar nas famílias”, disse a secretária.
Angela disse que um convênio similar pode ser assinado com a Prefeitura de Chapecó, tanto no programa Famílias Fortes, como em outros programas, como Reconecte e Famílias na Escola.
Os materiais são gratuitos e podem ser acessados no portal da Escola Nacional da Família, que está dentro do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A secretária também sugeriu a criação de uma Secretaria Municipal da Família. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, gostou da ideia e vai avaliar a sugestão. A primeira dama Fabiana Rodrigues disse que atualmente as famílias são atendidas em programas da Assistência Social, mas que podem ter uma atenção maior em uma pasta específica.

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Jiu-jitsu de Chapecó conquistou 12 medalhas na Copa Velho Oeste

A equipe de Jiu-jitsu de Chapecó, composta por 12 atletas do Programa Atleta do Futuro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.