domingo , 25 fevereiro 2024
Home / Destaque / Secretaria de Saúde de Chapecó fará busca ativa em ação de prevenção do câncer de colo uterino

Secretaria de Saúde de Chapecó fará busca ativa em ação de prevenção do câncer de colo uterino

Pelo menos 44,5 mil mulheres entre 25 e 64 anos, que utilizam a rede municipal de saúde de Chapecó, não fizeram coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero, nos últimos três anos. Isso representa praticamente 2/3 das 68 mil usuárias identificadas no município nesta faixa etária.
Por isso a Secretaria de Saúde de Chapecó realizará busca ativa destas pacientes via whatsapp.
De acordo com a gerente de Atenção Básica do Município, Lígia Schacht, serão enviadas mensagens individualizadas lembrando da importância de manter os exames em dia para prevenir e diagnosticar a doença precocemente .
Todas as mulheres poderão procurar o Centro de Saúde da Família de referência para o seu endereço residencial para realizar a coleta do exame.
As mensagens devem ser disparadas a partir do dia 28 de julho, gradativamente, por idade, iniciando com a faixa de 25 anos. A cada 15 dias deve ser chamada a faixa etária seguinte.
Consultas e exames preventivos são fundamentais para manter a sua saúde em dia, ajudando a detectar doenças e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início.
O exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. É considerado o principal método para se obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Motos terão espaço prioritário em semáforo da avenida Getúlio Vargas com a São Pedro

A Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó informa a todos os cidadãos que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.