quinta-feira , 28 março 2024
Home / Destaque / [SCEleições2022] COBERTURA INTEGRADA DOS DIÁRIOS E PORTAIS DO INTERIOR
Divulgação

[SCEleições2022] COBERTURA INTEGRADA DOS DIÁRIOS E PORTAIS DO INTERIOR

ENTREVISTA

“Sonho com uma Santa Catarina justa, onde se assegure a todos a possibilidade de crescer”

Empresário e ex-senador tucano Dalírio Beber concorre a vice-governador na coligação Experiência para servir SC formada pela Federação PSDB Cidadania, PP e PTB e liderada por Esperidião Amin (11)

O ex-senador Dalírio Beber foi escolhido pela Federação PSDB Cidadania para compor como candidato a vice-governador na coligação Experiência para servir Santa Catarina, formada com PP e PTB. Com isso, os tucanos voltaram, 20 anos depois, a ser aliar com Esperidião Amin.

Casado, pai de três filhos e avô de três netos, Dalírio Beber nasceu no dia 16 de abril de 1949, em Massaranduba, no Vale do Itapocu, município que foi desmembrado de Blumenau, Itajaí e Joinville.

Aos 19 anos, mudou-se para Blumenau, onde se formou em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Empresário do ramo imobiliário, começou sua vida pública como servidor da prefeitura e chegou a secretário municipal da Fazenda na gestão de Dalto dos Reis, entre 1983 e 1989. Mais tarde, entre 1993 e 1997, foi secretário de Administração na gestão de Renato de Mello Vianna.

Em 1988, dissidente do MDB, foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Santa Catarina. Permanece na mesma sigla até hoje, assim como o candidato a governador Esperidião Amin no PP.

Discreto, conciliador e articulado, Dalírio participou da construção da coligação Por toda SC em torno de Luiz Henrique da Silveira (PMDB) em 2002. Entre 2003 e 2007 presidiu o PSDB no Estado.

Entre 2007 e 2010, presidiu o Badesc, a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina. Desincompatibilizou-se do cargo em 2010 para concorrer pela primeira vez a cargo eletivo. Foi eleito primeiro suplente do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) na coligação que elegeu Raimundo Colombo governador em primeiro turno.

Entre 2011 e 2014, presidiu a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), numa gestão encarregada a voltar a investir em saneamento e ampliar a cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto.

Em maio de 2015, com a morte de Luiz Henrique assumiu a cadeira de senador de Santa Catarina. Votou pelo impeachment de Dilma Rousseff. Eleito por unanimidade, foi coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional no período 2016/2017. Tornou-se presidente de honra do Diretório Estadual do PSDB e presidente do Instituto Teotônio Vilela em Santa Catarina.

O que faz com R$ 200 no bolso e um dia livre
Vou passear com meus netos.

No que investe seu dinheiro
Em imóveis.

Desejo de consumo
Estar com a família e com os amigos.

Última compra que fez
Foram roupas.

Último livro que leu ou está lendo
Como as democracias morrem.

Música ou estilo de música preferido
Músicas regionais.

Hobby
Ter os netos perto de mim.

Esporte ou atividade física habitual
Caminhadas e andar de bicicleta.

Religião
Católica.

Maior emoção na vida
Nascimento dos filhos e netos.

Sabedoria na prática (ditado ou conselho que sempre usa)
Fazer o bem sem se importar a quem.

Dinheiro pra quê?
Para o necessário.

 

Divulgação

 “Compromisso de lutar para eliminar desigualdades e injustiças.

Qual qualidade pessoal destaca no candidato a governador da sua chapa? Que tipo de pessoa é?
Esperidião Amin se destaca por sua experiência e por seu amor ao Estado de Santa Catarina. É admirável sua disposição de novamente querer servir o Estado pra fazer mais e melhor.

Como se relacionam ou se completam os atributos de cada um?
O chamamento para ajudar o Estado a se preparar para o dia de amanhã, trabalhando a educação, a saúde e a infraestrutura como áreas prioritárias.

Qual será o papel como vice?Como e no que vai atuar?
Naquilo que for solicitado pelo governador. Estar sempre à disposição para atender as suas convocações quando for chamado.

Como é a Santa Catarina dos seus sonhos?
Uma Santa Catarina justa, onde se assegure a todos a possibilidade de crescer. O compromisso é lutar para eliminar as desigualdades e injustiças.

O que espera das eleições 2022?
Ter sucesso.

 

Produção e edição: ADI/SC jornalista Adriana Baldissarelli (MTb
6153) com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Oportuniza Chapecó com inscrições abertas

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social, através do ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.