terça-feira , 23 abril 2024
Home / Destaque / Saúde promove capacitação de profissionais sobre hepatites
Foto: Assessoria/PMC

Saúde promove capacitação de profissionais sobre hepatites

Dentro do “Julho Amarelo”, mês de luta contra as hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Chapecó está promovendo uma capacitação dos seus profissionais em relação à doença. Na tarde desta quinta-feira, das 13h às 16h, serão realizadas palestras na Uceff, para uma segunda turma de médicos e enfermeiros da rede. A primeira turma foi no dia 30 de julho.
A coordenação da atividade é do Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais (CETHH), que funciona junto ao Centro de Saúde Norte, na Rua Heribelto Hulse, 84-D, Bairro: Passo dos Fortes.
O principal objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção, estimular as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A (crianças) e B e a buscarem o diagnóstico precoce.
No estado de Santa Catarina, o município de Chapecó se destaca pelo número de infectados da Hepatite do tipo B, em torno de 4.370 casos, sendo a Hepatite C, em torno de 200 casos registrados em acompanhamento.
Chapecó conta com testes em todas as suas Unidades de Saúde, e quando o paciente é identificado como portador, o mesmo é encaminhado ao serviço especializado para os portadores de Hepatites Virais – Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais (CETHH). Este serviço conta com equipe multiprofissional de saúde para atender as demanda relacionada aos agravos. Somente no primeiro semestre o CETHH o ofereceu mais de cinco mil atendimentos, em hepatites virais.
“Desta forma, atualizando os profissionais em Hepatites Virais (B e C) e fomentando a testagem na rede estaremos ampliando os diagnósticos de pacientes com hepatites e seu encaminhamento ao CETHH para acompanhamento e/ou encaminhamento para vacinação”, disse a coordenadora do Centro Especializado, Diane Negri.
O dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais segundo Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Alunos da Rede Municipal participam de Projeto de Iniciação Científica

Os estudantes da Rede Municipal de Ensino que participaram da última Olimpíada Brasileira de Matemática ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.