sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Home / Notícias / Saúde Mental foi tema de encontro com equipes especializadas do município
Foto: PMC

Saúde Mental foi tema de encontro com equipes especializadas do município

Na tarde desta quarta-feira estiveram reunidos, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, os coordenadores dos centros de saúde da família, dos serviços de atenção especializada e os coordenadores de vigilância em saúde, juntamente com a equipe de gestão diretiva da Secretaria de Saúde, para um momento de reflexão sobre o autocuidado e a saúde mental. Segundo a Diretora de Atenção à Saúde, Gessiani Fatima Larentes, o encontro resgatou sentimentos marcantes desencadeados durante a pandemia e ao mesmo tempo permitiu a ressignificação desses sentimentos, a partir do que se espera para o ano vindouro. Afinal, o contexto de pandemia também nos convida a olhar para a saúde de quem cuida.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) não há uma definição oficial de saúde mental. O termo é usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional e inclui a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência.

O momento foi conduzido pela farmacêutica e docente Ana Cristina Acorsi, mestre em Políticas Sociais e especialista em Psicologia Positiva, ciência do bem-estar e autorrealização. Ana trouxe elementos importantes para o pensar e o fazer saúde com um olhar para si e um olhar de empatia para o outro, pois como seres relacionais, a vida se dá no encontro e na troca de experiências e de aprendizados.

A professora destacou que cuidar e acolher quem oferece cuidados diariamente, contribui para a humanização dos processos de trabalho e a transformação dos desafios e dos obstáculos impostos pelo isolamento social em oportunidades de fortalecimento dos vínculos e das ações que são promotoras de afeto e de vida.

 

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Vigilância em Saúde realizou mais de 300 visitas de combate à dengue no Carnaval

Mais de 300 visitas foram realizadas pelas equipes da secretaria de Saúde de Chapecó, entre ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.