sexta-feira , 19 abril 2024
Home / Geral / Saúde divulga nota técnica atualizada sobre isolamento de pacientes com Covid
Imagem/Divulgação/Fiocruz

Saúde divulga nota técnica atualizada sobre isolamento de pacientes com Covid

A Secretaria de Saúde de Chapecó divulgou nesta semana uma nota sobre os critérios de definição de casos de Covid, coleta e orientação de isolamento.

Para indivíduos com quadro de Síndrome Gripal (SG) suspeitos ou com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-epidemiológico, clínicoimagem ou clínico-laboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após sete dias do início dos sintomas, desde que passe 24 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e melhora clínica importante. Em caso de persistência dos sintomas, após avaliação médica, recomenda-se manter o isolamento até o 10º dia do início dos sintomas, sem necessidade de testagem para retorno ao trabalho.

Para indivíduos assintomáticos confirmados laboratorialmente para COVID-19 (resultado detectável pelo método RT-qPCR ou teste rápido para pesquisa de antígeno), deve-se manter isolamento, por sete dias a partir da data da coleta.

Para que mora com suspeitos ou positivos para COVID-19, recomenda-se o isolamento por 10 dias a contar do 1º dia do início dos sintomas do caso suspeito ou confirmado. Se durante o período de isolamento um contactante domiciliar apresentar sintomas e tiver confirmação laboratorial para COVID-19, deve-se reiniciar a contagem do período de isolamento deste paciente, que deverá ficar isolado por 07 dias a partir da data do 1º dia de início dos sintomas.

Profissionais de saúde contactantes de casos positivos, quando forem totalmente vacinados, se respeitado isolamento do caso confirmado, recomenda-se que sejam testados no 7º dia após a exposição, em caso de teste negativo estarão aptos a retornar ao trabalho. Em caso de exame positivo, mantém o isolamento até p 10º dia após a exposição, sem necessidade de testagem para retorno ao trabalho.

 

Fonte: Assessória/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Balcão de Empregos de Chapecó tem 888 vagas disponíveis

O Balcão de Municipal de Empregos de Chapecó tem 888 vagas disponíveis, em 306 empresas. ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.