sexta-feira , 19 abril 2024
Home / Política / Santa Catarina terá governador experiente e democrático, como revela o último debate

Santa Catarina terá governador experiente e democrático, como revela o último debate

No último debate ao governo transmitido pela NSC, Santa Catarina veio com o que tem de mais próprio e melhor: a vocação para a tolerância e o respeito aos diferentes e à diversidade. Só há caminho pela política e o bom exemplo dos candidatos Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) deveria chegar, finalmente, à mesa do almoço de domingo. O futuro governador do Estado será um político experiente, democrático e com disposição de tornar Santa Catarina o melhor lugar do Brasil para todos que aqui vivem, pela força do empreendedorismo e o valor do trabalho.

Depois de uma campanha eclipsada pela raivosa disputa nacional, Jorginho e Décio foram propositivos e responsáveis. Até o atual governador Carlos Moisés, a propósito, já antecipou que a equipe de transição “vai ser moldada conforme as necessidades e o clima da equipe” do governador eleito.

Durante o debate, Décio pelo menos duas vezes lembrou que Jorginho Mello tem mais quatro anos de mandato como senador e que, no caso de sua vitória, o oponente poderia continuar ajudando Santa Catarina. Jorginho reagiu com informações sobre a montagem do secretariado, validando seu favoritismo nas pesquisas de intenção de voto.

Disse que o secretário de Agricultura será escolhido pelo agro e pelas cooperativas, assim como o diretor de Turismo será indicado pelo trade e o secretário de Inovação e Tecnologia pela Acate. “Quero ser reconhecido como governador da educação e do emprego”, focou o senador e ex-presidente da Alesc.

Também sinalizou que já na semana que vem retornará a Brasília. Se eleito, vai adiantar com a bancada parlamentar e com o presidente Jair Bolsonaro a garantia de repasses para recuperar as rodovias do Estado.

Ambos defenderam a transparência no governo e combateram a violência contra a mulher. Os dois colocaram o combate à fome e à situação de rua entre as prioridades. Também destacaram propostas para qualificar a mão de obra. Elogiaram o modelo cooperativista e prometeram crédito aos pequenos e micros. As diferenças, como não poderiam deixar de ser nesta encruzilhada de 2022, são ideológicas e relacionadas aos dois brasis que se encontrarão nas urnas neste domingo.

“É só corte nesse governo. Corte na saúde, educação, nas nossas rodovias”, criticou Décio. “Para fazer o orçamento secreto, cortaram dinheiro que era do Estado”, seguiu o petista.

“Serei implacável contra a corrupção. Costumo dizer que com o meu dinheiro eu compro um picolé e deixo no sol. Mas dinheiro público não, precisamos cuidar”, revidou Jorginho, dizendo que os governos petistas bancaram obras no exterior.

Para fechar com as concordâncias, a mais incrível foi ambos dizerem que, para valorizar os professores e o servidor público, pode ser revisto o desconto de 14% sobre aposentados. Décio disse que faria, Jorginho admitiu que pode revisar. O tema previdenciário provoca calafrios entre o empresariado, que defende a reforma feita por Moisés.

(Divulgação Aurora Coop)

Casamento coletivo

O primeiro evento Casamento Cooperado foi em 2015, o segundo foi final de semana passado, em Xaxim, quando 22 casais formalizaram a união, em cerimônias católica e evangélica. A iniciativa é da Fundação Aury Luiz Bodanese e da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop). Cerca de 480 pessoas entre familiares, amigos, colegas e voluntários celebraram as bodas. Os casais são colaboradores da Aurora Coop, do Superalfa e da comunidade. Os voluntários do Programa Amigo Energia apostam na importância de regularizar o estado civil. Juntos há 18 anos, os monitores de produção Eliandro Kilpp e Elisane Molossi que foram voluntários no primeiro e noivos agora, concordam que o casamento é a chance de valorizar o propósito diante de Deus. “O casamento cooperado foi a oportunidade de concretizar tudo o que aos poucos estamos construindo. Já temos uma família linda e esse foi o momento de realizar nosso sonho, fortalecendo sempre nossa união”, disse Eliandro. Quando se conheceram, ele morava em Seara, ela, em Xavantina, hoje moram em Xaxim com as filhas Ana Clara e Maria Eduarda.

Global

Comitê da maior associação de gás natural do mundo se reúne em Florianópolis na próxima semana. Os principais players do mercado vão discutir o papel do gás na transição energética justa e segura. O workshop será realizado pela Companhia de Gás de Santa Catarina, com apoio da International Gas Union e da Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Canalizado. Esta é a segunda vez que o comitê reúne-se em Santa Catarina. Desde 2015, o diretor presidente da SCGás, Willian Lehmkuhl, contribui com a organização mundial que conta mais de 150 associados e representa 90% do mercado global de gás. Em maio, foi indicado para o cargo de presidente do Comitê de Utilização pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). O gás natural é o combustível da transição para descarbonizar a produção de forma justa, leal e segura. As perspectivas são de diversificar as fontes com biometano e hidrogênio.

Aumento

Em razão das altas no preço, o volume de gás natural veicular consumido em Santa Catarina caiu mais de 25% desde o mês de julho. O GNV custa hoje quatro vezes mais do que custava no final de 2018 e está mais caro que a gasolina, tornando-se pouco competitivo para cerca de 115 mil motoristas que utilizam o combustível no Estado. Dados do Denatran indicam que entre julho e agosto, 352 motoristas tiraram o kit dos seus carros. Desde 2016 não havia registro de desconversão. Há quem atribua a responsabilidade pelo aumento do custo do insumo em Santa Catarina ao contrato de suprimento adicional firmado no ano passado entre a SCGás e a Petrobras.

Observatório

Como em 2 de outubro, a OAB/SC terá novamente neste domingo um Observatório Eleitoral, rede com seis centrais de atendimento para monitoramento e resposta a questões relacionadas às eleições em Santa Catarina. O objetivo é garantir o exercício da democracia, o adequado funcionamento do sistema de votação e o regular exercício do voto pela população. Eventuais casos de irregularidades envolvendo os direitos do eleitor, situações de propaganda irregular e monitoramento do funcionamento das urnas eletrônicas, entre outras questões, serão alvo do plantão, realizado por integrantes da Comissão de Prerrogativas e Defesa dos Honorários e da Comissão de Direito Eleitoral.

Produção e edição: ADI/SC jornalista Adriana Baldissarelli (MTb
6153) com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

E mais uma vez, chuvas causam estragos no Estado

  Desde o último sábado, 13, o tráfego está interrompido nos dois sentidos, na BR-101, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.