sábado , 24 fevereiro 2024
Home / Nacional / Reunião orienta contadores sobre doações do IR para projetos sociais em Chapecó
Foto: Leandro Schmidt/PMC

Reunião orienta contadores sobre doações do IR para projetos sociais em Chapecó

Foi realizado na manhã desta segunda-feira o 1º Café da Manhã com os Contadores, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social de Chapecó, Sindicato dos Contabilistas de Chapecó, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Acic, Fiesc e Portal Social.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, o objetivo do encontro foi orientar para que uma parte do Imposto de Renda, tanto de Pessoa Física, quanto de Pessoal Jurídica, possa ser destinado para os Fundos da Infância e Adolescência ou do Idoso, de Chapecó.

“São recursos que vão para o Governo Federal e que poderiam ser aplicados aqui. As demandas, os problemas, as questões sociais estão aqui. As demandas, os problemas, as questões sociais estão aqui no município, então a gente reforça para que seja destinado o Imposto de Renda para projetos locais”, disse Elisiani Sanches.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, citou que somente na Casa Abrigo Municipal, estão 21 crianças, sendo que uma delas está acamada e precisa de cuidado constante. O Centro de Convivência do Idoso, em parceira com o Lions, também precisa de recursos.

Durante a reunião foram citados exemplos de entidades e instituições que já tem projetos aprovados, como APAE, Programa Viver, Verde Vida, Adevosc, CAPP e GAPA, entre outros.

O representante da ACIC, Nelson Akimoto, disse que a estimativa é de R$ 20 milhões do Imposto de Renda recolhidos em Chapecó, poderiam ser destinado a projetos locais. Atualmente somente 5% deste montante fica no município. Akimoto disse que estes recursos poderiam apoiar projetos em diversas áreas, tanto social, quanto da saúde, quanto cultural.

Além do prefeito, da secretária e do representante da Acic, também formaram a mesa de honra a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Aline do Nascimento Magro, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Eliane Saugo, representante do Portal Social, Taísa Bonassi Brassanini, e do Portal Social da fiesc, Soeli Fachi e o presidente do Sindicont, Everton Bortolotto.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Semana Cultural Indígena tem exposições, comida, artesanato e apresentações

Acontece, entre os dias 18/04/2022 a 22/04/2022, a Semana Cultural Indígena nas Aldeias Kondá e ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.