domingo , 25 fevereiro 2024
Home / Destaque / Região da AMOSC retoma às aulas presenciais neste novo ano letivo
Foto: Assessoria/AMOSC

Região da AMOSC retoma às aulas presenciais neste novo ano letivo

Nesta quarta (9), a maioria dos municípios da região da Amosc iniciaram às aulas de forma presencial na rede municipal de ensino da região. São aproximadamente 33.500 estudantes que retornam às aulas, entre estes, 16 mil estão matrículas na educação infantil, e os demais no ensino fundamental. Um total de 157 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil estão preparados para receberem os alunos para o ano letivo de 2022.

O número de profissionais da educação que estão preparados para o atendimento desses estudantes é de aproximadamente 2.450 professores, diretores e equipes pedagógicas. Além de 20 nutricionistas e 264 serventes e merendeiras, que auxiliam no apoio da alimentação e higienização das escolas. Complementando, tem ainda a equipe técnica das Secretarias Municipais de Educação e os motoristas do transporte escolar. Uma rede de apoio toda voltada ao atendimento desses estudantes para um retorno seguro.

Formação de professores e equipes pedagógicas

Desde a última semana, os professores tiveram a oportunidade de participar de etapas de formação, a exemplo do Webinário: “Documentando as Experiências Pedagógicas da Educação Básica”, com o professor Dr. Fabricio Oliveira da Silva e André R. Lucas Vieira (03/02); O “Currículo e prática pedagógica na educação infantil” com as professoras Maéle Cardoso Avila e Vanessa Cristina Melo Randig (04/02). No dia último dia 7, o tema foi, “Tecnologizando a educação inclusiva” com os docentes: Raimundo Souza, Ivone Bolico, Daniele Nobre e professora Dra.Tatiane Rech. Além de discussões em âmbito de município e organização de material e planejamento individual, para o acolhimento dos alunos.

“Diante da retomada 100% presencial do ensino no Estado de SC, vale destacar a importância de seguir as medidas sanitárias preconizadas pelos órgãos de Saúde, considerando que ainda estamos num estado contexto de pandemia”, alerta a assessora em educação da Amosc, Locenir de Moura Selivan. Recentemente foi publicado o Decreto nº 1.669/2021 e a Portaria nº 79/2021, detalhando as medidas que devem ser intensificadas pelos estabelecimentos de ensino. É fundamental que os Comitês Municipais de Gerenciamento da Pandemia da COVID-19 façam o acompanhamento dos Planos de Contingência (PlanCon-Edu), sobretudo que no âmbito das escolas haja um acompanhamento, monitoramento do uso máscaras, oferta de álcool 70% para higienização das mãos, evitar aglomeração, dentre outras medidas. Além é claro do monitoramento de casos suspeitos.

O coordenador do Colegiado de Educação da Amosc, Fabricio Fontana, secretário de Educação de Pinhalzinho, enfatizou que é fundamental intensificar os cuidados para manter às aulas presenciais, todos devem fazer a sua parte, ou seja, uma força tarefa, onde todos podem e devem auxiliar neste processo, somente assim será possível manter às escolas em pleno funcionamento para garantir aos alunos o direito à educação.

Nesta quinta (10), às 16h ocorre uma reunião, online, com os Comitês Municipais de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19, para algumas orientações sobre a postagem dos Planos de Contingência na plataforma Estadual.

Fonte: Assessoria/AMOSC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Motos terão espaço prioritário em semáforo da avenida Getúlio Vargas com a São Pedro

A Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó informa a todos os cidadãos que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.