sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Home / Destaque / Reclamações e mais 6 serviços do Procon podem ser feitos pela internet em Chapecó
Imagem: Assessoria/PMC

Reclamações e mais 6 serviços do Procon podem ser feitos pela internet em Chapecó

Os moradores de Chapecó que precisam de atendimento no Procon não precisam mais ir até o balcão do órgão de defesa do consumidor para registrar reclamações ou solicitar serviços pessoalmente.
O Procon implantou uma plataforma – chamada Aprova Digital – que possibilita o atendimento pela internet, 24 horas por dia, pelo computador ou celular de qualquer cidadão que necessite dos serviços da entidade.
Segundo o coordenador executivo do Procon de Chapecó, Gustavo André Vendramin, a modernização trouxe agilidade e economia para o Município, além de ter tido boa aceitação pela população.
“A comodidade de resolver tudo pelo digital facilita para que empresas de outros estados, por exemplo, consigam acompanhar e ter acesso ao processo de forma muito rápida, o que antes não era possível com os processos físicos”, comenta.
O formato digital reduz os custos do envio de intimações, materiais de escritório e uso de papel nos processos. O armazenamento na nuvem também elimina a necessidade de espaços físicos para estocar a papelada, além de evitar o extravio de documentos e informações.
Vendramin explica que o processo físico tem um custo mais alto, além de ser burocrático. As diligências precisam ser arquivadas por cinco anos, ocupando espaço devido ao volume de processos.
Desde a implantação do Aprova Digital no Procon foram tramitados 6.451 processos pelo sistema online. Desse total, cerca de 40% são reclamações de consumidores registradas contra empresas.
O atendimento digital é mais rápido, leva em média 30 minutos, enquanto no balcão pode demorar até 3 horas. O sistema que desburocratiza os serviços ao consumidor tem recebido mais de 1.000 pedidos por mês, em média.
“O sistema agiliza o atendimento porque coloca no automático etapas que podem ser facilmente realizadas pelo sistema, além de reduzir o risco de falhas humanas e garantir transparência para o consumidor, de ponta a ponta”, explica Marco Zanatta, fundador do Aprova Digital.
Apesar da boa aceitação do atendimento digital, o atendimento no Procon permanece híbrido, para atender consumidores que preferem o modelo convencional ou não têm acesso à internet.
Confira os serviços digitais disponíveis no Procon em Chapecó:
Reclamações
Auto de Constatação
Portarias
Notificação/Intimação da Abertura da Portaria
Juntada de AR
Resposta
Intimação com Auto de Infração
Intimação com Despacho Final
Notificação com Anexo da Taxa
Para usar a plataforma basta entrar no site e efetuar o cadastro gratuitamente: https://proconchapeco.prefeituras.net

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Inscrições para a Fase Municipal do JESC encerram nesta sexta-feira

As inscrições para a Fase Municipal de Chapecó, dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.