sexta-feira , 19 abril 2024
Home / Destaque / Quanta internet contratar? Site conta qual a velocidade ideal para você
Foto: Shutterstock

Quanta internet contratar? Site conta qual a velocidade ideal para você

Você realmente precisa ter uma banda larga de fibra ótica com 500 Mega de velocidade? Muita gente acredita que quanto mais velocidade melhor, mas acabam nem usando metade de toda essa potência no acesso diário à internet, o que torna o pacote caro um gasto desnecessário. Para resolver isso, o Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desenvolveu a ferramenta “Internet que Preciso”.

O usuário entra no site, responde ao questionário e terá um cálculo gratuito e instantâneo de qual o volume ideal de banda larga para o seu perfil. O sistema emite recomendações sobre qual é a banda mais adequada, a latência ideal e o limite na perda de pacotes, graças ao medidor SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet), para garantir que recebe efetivamente o plano contratado.

A fórmula para cálculo considera várias métricas técnicas e pode ser acessada na aba Metodologia do site, mas basicamente considera as velocidade de download, latência (tempo para uma mensagem ir do seu dispositivo ao servidor e voltar), perda de pacotes (quando a conexão fica mais lenta), interrupções no serviço e perda total da conectividade.

“O esforço vem justamente na construção de uma metodologia que traduza métricas tecnológicas complexas em algo acessível ao público geral, vinculando os usos ou atividades mais comuns às métricas de qualidade de Internet”, ressalta o analista de projetos do NIC.br e um dos responsáveis pela iniciativa Paulo Kuester Neto.

Quanto você realmente precisa?

Para se analisar isso, o site precisa saber quantas pessoas acessam a internet, para quais atividades e quantos (e quais tipos) dispositivos são conectados à internet. Quem é jogador de games competitivos online ou assiste a vídeos em 4K, por exemplo, terá um consumo muito maior do que o uso para navegação por sites ou redes sociais.

Segundo o NIC.br, a ferramenta indica quais provedores na região geográfica do local ofertam o serviço ideal, assim já dá para terminar o teste e correr para assinar o plano certo. Há também uma listagem abrangente de provedores nas redondezas e a qualidade do serviço prestado naquela área, que pode variar conforme a infraestrutura local.

O criador afirma que os dados coletados são anônimos e tratados apenas como estatística, sem que haja identificação do usuário. Se você está insatisfeito com o seu plano, seja porque ele não atende suas necessidades ou porque está caro demais, talvez seja uma boa oportunidade para conhecer algumas alternativas.

Fonte: Canaltech

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

MUSEU ANTONIO SELISTRE DE CAMPOS (MASC) COMPLETA 46 ANOS

O Museu Antônio Selistre de Campos (MASC) completa neste dia 19 de abril, dia dos ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.