quarta-feira , 29 maio 2024
Home / Notícias / Projeto Humaniza colabora para melhor relação entre usuários e equipes da Saúde
Foto: PMC

Projeto Humaniza colabora para melhor relação entre usuários e equipes da Saúde

 

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), encerrou na sexta-feira uma das etapas do projeto Humaniza Chapecó. No auditório da Prefeitura foi realizada uma oficina envolvendo 100 trabalhadores do setor administrativo (recepção e atendimento), além de coordenadores das 26 unidades básicas de saúde do município, do secretário Jader Danielli e do secretário adjunto, Nédio Conci e da pró-reitora de Graduação da Unochapecó, Silvana Muraro Wildner.

Os professores da Unochapecó Altamir Trevisan Dutra e Ana Cristina Acorsi, responsáveis por esta etapa do projeto, destacaram que muitas pessoas que buscam os serviços de saúde, desejam atendimento e exames no tempo que elas querem, mas nem sempre isso é possível.

Ana Cristina ressaltou que o usuário dos serviços também é co-responsável pela saúde, pois cada indivíduo toma decisões que vão influenciar na sua saúde, além de terem que colaborar tomando os remédios no horário correto, não deixando de comparecer em consultas e exames, entre outros aspectos.

Ela também ressaltou a necessidade de cada um se perceber a si e ao outro e a utilização de uma comunicação não violenta, sem agressividade.

Altamir Trevisan Dutra disse que foi realizado um estudo piloto sobre o atendimento da Rede Municipal de Saúde e que apenas 3% consideraram ruim o atendimento. Mesmo com alguns problemas como o tempo de atendimento, a avaliação geral é boa ou ótima para a maioria dos usuários, levando em conta aspectos como infraestrutura, segurança, níveis de satisfação, tempo de atendimento e grau de confiança no atendimento.

Ele ressaltou que nesta etapa pós-pandemia o projeto Humaniza focou no tema “acolhimento e práticas colaborativas”.

A diretora de Atenção à Saúde de Chapecó, Gessiani Fátima Larentes, disse que o projeto Humaniza existe oficialmente com a Unochapecó desde 2017, já faz parte da estratégia municipal de saúde, mas que desde 2005 já existe um trabalho neste sentido, que anteriormente envolveu UDESC e UFFS.

Ela ressaltou que a Prefeitura oferece mais de 40 serviços em sua rede, incluindo os especializados e de apoio, contanto cm 1.680 servidores.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura inicia obras de revitalização de diversas ruas

A Prefeitura de Chapecó, anunciou na segunda-feira (22) um investimento de cerca de R$ 10 ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.