domingo , 25 fevereiro 2024
Home / Geral / Projeto de gestão itinerante da educação municipal é apresentado em simpósio

Projeto de gestão itinerante da educação municipal é apresentado em simpósio

Os Gestores da Rede Municipal de Ensino de Chapecó participam do XXXII Simpósio Catarinense de Administração da Educação, nos dias 27 e 28 de Outubro, na Unochapecó. O evento oferece as modalidades presencial e online.
A Secretaria Municipal de Educação também participou com apresentação da experiência, na tarde do dia 27, através do setor de Articulação e Gestão Educacional, com o relato do “Projeto Gestão Itinerante: um projeto inovador”, apresentado pela Gerente de Articulação e Gestão Educacional, Luciana Saccon, e pela Articuladora de Articulação e Gestão Educacional, Celina Eliane Frizzo.
Na mesma mesa temática, a Gestora Mairara Pires do CEIM Ciranda do Saber e a Coordenadora Pedagógica Adriana Baptistelli participaram com o relato sobre “O Papel da Gestão Democrática para o desenvolvimento de práticas pedagógicas exitosas”. Houve ainda, o relato da gestora da EBM Sede Figueira, Elizane Severo, sobre “Gestão Democrática: Uma experiência pós municipalização em escola do campo”.
O coordenador do Evento Prof Dr Elcio Cecchetti diz que “umas das grandes motivações para realizar o evento foi trazer a nossa região os Simpósios que é um evento tradicional em Santa Catarina e que já fazia um bom tempo que não se realizava na cidade de Chapecó e, ao mesmo tempo, agregar a temática da Avaliação Institucional que é um tema que ainda carece muito de desenvolvimento, os PPP´s que é outro tema que nunca sai da pauta e que é um tema que precisa ser retomado, sobretudo em momento de reorganização curricular e a gestão democrática porque também pensando no contexto da conjuntura nacional a questão da democracia vive momentos críticos e isso vai afetando as relações sociais inclusive na escola. Então essa união dos três temas me pareceu bastante estratégico para nossa região”. Diz ainda que a participação da Secretaria de Educação através dos seus relatos brindou com grau valioso em termos de exemplificar quantas coisas boas a gente faz em meio a muitas dificuldades porque ainda enfrentamos uma pandemia. A rede municipal está de parabéns”.
“A AAESC – Associação dos Administradores Escolares de Santa Catarina tem feitos Simpósios de Administração da Educação no Estado todo, essa caminhada já começou desde 1984 quando a AESC foi fundada e a partir de 1989 nós começamos realizar o I Simpósio Catarinense de Administração da Educação. Como a AESC é uma entidade pequena e não tem recursos financeiros nós através das Instituições Educacionais principalmente as Universidades realizamos o Simpósio Catarinense de Administração em todo o estado”. Disse o presidente da AAESC Eloi Zambon.
Segundo João Carlos da Gama “estamos sempre discutindo a Gestão da Educação e para isso precisamos discutir a Gestão Escolar e a Gestão da Educação a partir do momento em que você tem aquele dimensionamento teórico prático e a partir do momento em que a gente busca experiências por isso que nosso presidente enfatiza que é uma colaboração, não se faz um Simpósio sozinho, a gente faz a cada ano em uma determinada região do estado, ano que vem já está previsto para acontecer em Florianópolis.

Fonte/Foto: PMC

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

CREAS de Chapecó realizaram mais de 22 mil atendimentos em 2023

Chapecó conta com a estrutura e atendimento de equipes especializadas em 02 CREAS – Centro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.