domingo , 23 junho 2024
Home / Educação / Programa Oportuniza Chapecó forma 135 alunos
Fotos: Leandro Schmidt/PMC

Programa Oportuniza Chapecó forma 135 alunos

Formanda: Mileiris Urban

Médica desempregada, a venezuelana Mileiris Urban, 52 anos, foi uma dos 135 formandos do programa Oportuniza Chapecó. A solenidade foi nesta segunda-feira, no Centro de Eventos.

Mileiris fez o curso de preparo de pizzas e agora espera ter uma oportunidade de emprego, para manter-se economicamente enquanto busca revalidar o curso de Medicina no Brasil. Ela mora em Chapecó há dois anos, com o marido, que era agrônomo no país de origem, e dois filhos.

“Esse curso vai ajudar muito. Estou muito feliz com a oportunidade que deram para nós, estrangeiros. Estou muito alegre e agora esperto trabalhar e melhorar meu português”, disse Mileiris.

Formanda: Elizandra Serafim Brais

Já a brasileira Elizandra Serafim Brais, que é manicure e pedicure no bairro Eldorado, viu no Oportuniza Chapecó uma chance de qualificação para aumentar sua renda. Ela fez o curso de designer de sobrancelha.

“O objetivo foi aprender mais e assim poder ganhar mais também. Achei muito bom o curso”, disse.
A secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, disse que o Oportuniza Chapecó foi lançado na atual Administração Municipal como um desafio para aproximar os desempregados dos empregadores, oferecendo uma qualificação. E disse que já tem uma empresa interessada em quem se formo no curso de costura.

O prefeito João Rodrigues ressaltou que o Balcão Municipal de Empregos também tem mais de 700 vagas, muitas delas podendo ser aproveitadas pelos formandos.

“A missão do poder público é dar oportunidade para os que mais precisam. E nada mais digno do que o trabalho para que cada um conquiste sua autonomia. Para isso fizemos parcerias com Senac, Senai, Uceff e Unoesc, além das entidades empresariais”, disse Rodrigues.

O coordenador do programa, Sérgio Riboli, cumprimentou cada um que se permitiu sair de casa e buscar algo a mais. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Nelson Akimoto, disse que o tempo que cada um dedicou na busca do conhecimento vai mudar o destino de muitas famílias.

Estiveram presentes também na formatura a deputada federal Caroline Detoni, o vereador Wilson Cidrão, representando os demais vereadores, a primeira dama Fabiana Rodrigues, a diretora do Senac Chapecó, Silvana Marcon, e o gerente executivo do Sesi/Senai, Jardel Carminatti.

Os cursos oferecidos pelo Oportuniza Chapecó são: preparo de pizza, costureiro industrial, técnicas de limpeza e conservação, assistente administrativo, informática, eletricista industrial, pedreiro, designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, legislação para estrangeiros e organização financeira e eletricista residencial.

Os interessados devem procurar os Centros de Referência em Assistência Social ou a Gestão da SEASC, pelo telefone 3319-1205.

 

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Podcast aborda o tema “TDAH no cotidiano escolar”

Na tarde desta segunda-feira (17), o Canal da Secretaria Municipal de Educação, Educa Chapecó Play, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.