quarta-feira , 19 junho 2024
Home / Educação / Professores municipais recebem capacitação multidisciplinar
Foto: PMC

Professores municipais recebem capacitação multidisciplinar

 

Com o objetivo de trabalhar articulado às instituições educativas, o setor Psicossocial, da Secretaria Municipal de Educação, promove formações continuadas para os gestores das escolas municipais. Diante disso, o setor promoveu na tarde desta sexta-feira, no auditório da Secretaria, uma formação que visa instrumentalizá-los para atuarem em situações que ultrapassam a rotina escolar e necessitam de um olhar multidisciplinar, com diferentes conhecimentos nas áreas da psicologia, serviço social e pedagogia.

Com a pandemia e o retorno às aulas presenciais, torna-se fundamental realizar intervenções nas relações intraescolares, decorrentes de questões que envolvem a saúde mental dos estudantes e seus familiares. As relações interpessoais, preconceitos, discriminações, desrespeito às normas legais da sociedade, uso de substâncias psicoativas, os diferentes tipos de violências, como o bullying, dentre outras, precisam ser constantemente trabalhadas dentro do ambiente escolar.

A vice-gestora da EPC Cyro Sosnosky, Alice Maria Ferreira, coloca: “a formação com o psicossocial é de grande valia para as Instituições diante das diversidades, vulnerabilidades e conflitos vivenciados. Nos passam segurança com os meios legais de como abordar e se pôr diante dos fatos com os educandos, funcionários e familiares”.

“A formação do setor do psicossocial foi muito boa, pois ofereceu um suporte e um apoio excepcional a todos os gestores presentes com recursos, com serviços e muitas orientações que amparam e qualificam a cada dia o atendimento prestado aos nossos educandos e a toda comunidade escolar assegurando desta forma e de forma efetiva o processo ensino aprendizagem de todos os educandos da rede municipal de ensino. Destaco também ser muito importante a capacitação dos gestores através das formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação”, complementa a vice-gestora da EBM Fedelino Machado dos Santos, Elizângela Carla Zorzi.

Assim, a formação veio para contribuir e dar suporte ao trabalho que os gestores já desenvolvem. Através de uma instrução normativa, a qual estabelece um fluxo orientativo dos procedimentos e encaminhamentos entre os alunos, a família, a escola e a rede de atendimento municipal.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Podcast aborda o tema “TDAH no cotidiano escolar”

Na tarde desta segunda-feira (17), o Canal da Secretaria Municipal de Educação, Educa Chapecó Play, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.