quarta-feira , 19 junho 2024
Home / Destaque / Perfuração de poços em Chapecó inicia no sábado, na Efapi
Fotos: Leandro Schmidt/PMC

Perfuração de poços em Chapecó inicia no sábado, na Efapi

No próximo sábado inicia a perfuração dos poços profundos em Chapecó, um dos itens do termo de compromisso firmado entre a Casan e a Prefeitura de Chapecó, na quinta-feira passada. O primeiro poço será no Parque de Exposições Tancredo Neves, no bairro Efapi. Os demais serão no Santo Antônio, Paraíso e Líder, conforme definição em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na Prefeitura.

“A Casan cumpriu a primeira etapa, que era a contratação dos caminhões para transporte de água bruta do rio Uruguai, caminhões-pipa para abastecer onde não tem água, e a limpeza da barragem do Lajeado São José, coisa que nunca foi feita da maneira como está sendo realizada. Agora vamos para a segunda etapa, que é a perfuração dos poços e o projeto para captação de água no Rio Uruguai”, disse o prefeito João Rodrigues, em entrevista coletiva realizado na barragem do Engenho Braus, acompanhado da presidente da Casan Roberta Maas dos Anjos.

A presidente da Casan disse que foram cumpridas as exigências do município, com 34 caçambas, 10 retroescavadeiras e quatro tratores trabalhando na retirada da lama do reservatório do Lajeado São José. Já foram retiradas 900 cargas de lama e, segundo a presidente, quando chover e voltar a encher o lago, o trabalho vai continuar com uma draga, que vai ampliar o reservatório em 400 mil metros cúbicos.

Além disso 20 carretas estão buscando água bruta no rio Uruguai e 15 caminhões-pipa estão fornecendo água potável direto para a população. A Casan também comprou uma Estação Temporária, pelo período de um ano, que está instalada na Água Amarela, com capacidade para 30 litros por segundo.

O investimento da Casan no momento é de R$ 35 milhões, sem contar o Projeto Rio Uruguai. A presidente da estatal também informou ao prefeito que os materiais para a adutora do Rio Uruguai serão adquiridos simultaneamente ao projeto, que deve iniciar ainda em 2022, segundo o compromisso firmado.

“A Casan está cumprindo o que nós exigimos num prazo de dez dias e vamos resolver isso buscando água no Rio Uruguai. Chapecó não admite mais passar pro isso. Será a última vez que a população não vai ter água na torneira”, finalizou o prefeito.

Ele também informou que serão instaladas câmeras no Lajeado São José para que a população possa acompanhar as obras.

 

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Programa Água Boa cadastra produtores interessados na proteção de nascentes e cursos de água

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Chapecó informa que está aberto o cadastro de interessados ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.