sexta-feira , 12 julho 2024
Home / Saúde / PA da Efapi passa a funcionar no Ambulatório Verdão, com novos serviços
Foto: Leandro Schmidt/PMC

PA da Efapi passa a funcionar no Ambulatório Verdão, com novos serviços

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira a nova estrutura do Pronto Atendimento da Efapi, que saiu da rua Cunha Porã e passou a atender em novo endereço, na Avenida São Pedro, onde durante a pandemia funcionou o Ambulatório de Tratamento Imediato Verdão.

“É um pouco mais longe mas aqui é melhor, o espaço é bem maior”, disse a auxiliar de produção, Beatriz Vaz, que foi buscar atendimento para dores nas costas.

Para se ter uma ideia, o antigo PA tinha 550 metros quadrados e, o novo espaço, 1,2 mil metros quadrados.
De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, também foram ampliados os serviços. A nova estrutura conta com seis consultórios médicos (ampliando de 5 para 6), com previsão de sete, 12 leitos de observação (ampliando de 10 para 12), dois leitos de emergência adulto (ampliando de 1 para 2) e criando a sala de emergência infantil, que antes não havia; contará com sala de Raio-X, 1 farmácia com consultório de atenção farmacêutica e 1 consultório odontológico para atendimento de situações de urgência em saúde bucal. Nessa mesma estrutura, também estão instalados dois consultórios odontológicos especificamente para atender a população vinculada ao Centro de Saúde da Família Oeste, que também passa por reforma geral.

Outra novidade é no atendimento odontológico é o serviço de urgência e emergência.

“Chapecó é um dos poucos municípios que conta com este serviço em Pronto Atendimento. É um atendimento de alívio de dor, que pode ser buscado diretamente ou encaminhado pelas unidades de saúde. Lembrando que os atendimentos de rotina devem ser buscados na unidade de saúde. Aqui é para quem não aguenta de dor e precisa de um alívio”, disse.

O atendimento odontológico é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Houve uma alteração no horário de atendimento das farmácias. A partir desta segunda-feira a farmácia do PA também está na nova estrutura com atendimento nas 24h. Já a farmácia da unidade de saúde atenderá no horário de atendimento da unidade, ou seja, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

O prefeito João Rodrigues, disse que a estrutura antiga já não dava mais conta do atendimento, que chega a 500 pessoas por dia.

“Era um espaço apertado, com goteiras, e que não dava mais conta da demanda. Por isso estamos transferindo o atendimento para o novo espaço, para atender com mais conforto quem mais precisa, que estão sofrendo. A nova unidade também vai melhorar o trabalho de nossas equipes, que tem espaço mais adequado”, disse o prefeito.

No próximo mês também será transferida a unidade de saúde Efapi, que funcionava ao lado do PA, para o local onde funcionava o Bandejão Efapi.

As mudanças são para construir no antigo local do PA um Centro Integrado de Saúde, com 3,5 mil metros quadrados. A estimativa é de um investimento de R$ 17 milhões. A licitação deve ser lançada em breve.

 

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Saúde de Chapecó fica entre as três melhores do Brasil

A Saúde de Chapecó novamente foi reconhecida como uma das melhores do Brasil. Desta vez ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.