segunda-feira , 18 março 2024
Home / Destaque / O ressuscitar do acesso ao aeroporto de Navegantes entra em pauta em Brasília
Foto: Ascom/Deputado Amin

O ressuscitar do acesso ao aeroporto de Navegantes entra em pauta em Brasília

Uma audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, na Câmara dos Deputados, na liderança do Governo, reuniu parlamentares catarinenses, o Governo de Santa Catarina e o executivo municipal para falar da possibilidade do duplicação da pista do aeroporto de Navegantes e novo acesso ao local. Além do Ministro, participaram do encontro o secretário de Portos e Aeroportos do Estado, Beto Martins, Secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, representante da Procuradoria Geral do Estado, coordenadora do Fórum Parlamentar, Carolina de Toni, deputado Jorge Goetten, prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza, vice presidente regional Vale do Itajaí da Facisc, Rinaldo Luiz de Araújo

De acordo com o senador Esperidião Amin (PP) a reunião teve como objetivo atualizar o ministro na questão do aeroporto de Navegantes. A concessionária, a CCR Aeroportos, já entrou em contato com o prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza, para nivelar as informações sobre a possibilidade de chegar a um acordo que ressuscite a segunda pista, dê a concessionária a oportunidade dela realizar o projeto que desenvolveu para construir um novo aeroporto com R$300 milhões da CCR, novo terminal de passageiros; novo terminal de cargas; reforço e prolongamento da atual pista para 1800m até o fim do ano, que permitiria a operação de aviões 767 de carga; construção de uma cidade de hangares para a pista de carga; e a construção da segunda pista. Isso demandaria também o novo acesso rodoviário ao aeroporto pela BR-470, avenida Bortolatto, e ao novo terminal teria que ser uma obra conjunta com os governos municipal e estadual.

Em conversa com o governador do estado, Jorginho Mello, que esteve em Brasília, Esperidião Amin contou com o sinal positivo do Governo para abrir negociação sobre esse investimento para o novo acesso. A ideia é de que haja investimento da União, do Estado e ainda da cidade de Navegantes. A audiência foi finalizada com a definição de uma nova reunião, agora, com a presença da concessionária.

 

Foto: Mari Baldisseira

Mais voos em Chapecó

O Aeroporto de Chapecó, ampliou o número de voos. A partir do fim do mês de março contará com oito operações diárias. Isso porque a LATAM Airlines aumentará de oito para 14 operações semanais, com a novidade do atendimento aos sábados e domingos. As decolagens para Guarulhos serão às 10h40 e às 20h10. Outra mudança é em relação aos voos da Azul Linhas Aéreas. Desde o dia 6 de fevereiro há alteração no horário da decolagem de Chapecó para Florianópolis. O voo chega da capital às 15h05 com retorno às 16h20. O voo sairá às 15h20 de Chapecó e retornará da capital às 18h40. O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso é um dos mais movimentados do interior do sul do Brasil e atendeu, em 2022, meio milhão de passageiros. A ampliação vai permitir, por exemplo, que o agronegócio – carro chefe da região, tenha mais mobilidade para a capital paulista e mais conectividade com os estados turísticos do Nordeste.

 

Fundo Sul

O deputado federal Carlos Chiodini (MDB) esteve em reunião com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, para tirar do papel o Fundo Constitucional para a Região Sul, o FUNDO SUL. A ideia é que o Fundo seja capitalizado com parte do que se paga de impostos federais, como IPI e IR. O projeto já vem sendo discutido desde maio do ano passado. O deputado pretende envolver as bancadas paranaense e gaúcha e o objetivo é utilizar os recursos para financiar aplicações de investimentos no setor privado, como expansão de empresas, projetos novos e também para infraestrutura no setor público com foco nas regiões menos desenvolvidas e com menor IDH.

 

Piso Regional

Por unanimidade a Assembleia Legislativa aprovou em plenário o Projeto de Lei Complementar (PLC) 6/2023, de autoria do Poder Executivo, que trata do reajuste do salário mínimo regional. A matéria segue para a sanção do governador Jorginho Mello (PL). Com a aprovação do projeto, o piso salarial de trabalhadores de vários setores da economia estadual terá reajuste médio de 7,43%, retroativo a 1º de janeiro deste ano. O percentual será aplicado em quatro faixas salariais existentes. O PLC 6/2023 não estava na pauta de votações da Ordem do Dia da sessão desta quarta, mas graças a uma mobilização dos deputados, ele foi votado.

Rede trifásica

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa aprovou a realização de audiências públicas, para tratar da rede trifásica rural. De autoria do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), foi aprovado o requerimento para audiência pública, entre abril e maio deste ano, em quatro municípios – São Miguel do Oeste, Joaçaba, Xaxim e Curitibanos – para discutir a instalação da rede trifásica de energia no meio rural. O presidente da comissão, deputado Tiago Zilli (MDB), ressaltou que o tema é importante e afeta todo o estado, principalmente o agronegócio catarinense. As datas e os locais das audiências ainda serão definidos.

Cidades criativas

Florianópolis receberá em agosto a 1ª edição do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia. A carta de intenções que celebra a parceria entre o Sistema Fecomércio SC Sesc Senac e a Prefeitura Municipal foi assinada pelo  prefeito Topázio Neto e o presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni. O evento será uma oportunidade para que as cidades criativas compartilhem suas histórias, tradições e patrimônios culinários e fortaleçam a rede brasileira, para sediar o 1º encontro das Américas em 2024, que reunirá 14 cidades de oito países em Florianópolis. O Encontro será realizado de 03 a 05 de agosto, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Mônica Foltran
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó/ADCTM conquista oito medalhas no Circuito Estadual de Tênis de Mesa

A cidade de Jaraguá do Sul recebeu, entre os dias 15 e 17 de março, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.