terça-feira , 21 maio 2024
Home / Geral / O primeiro episódio da Série “Caminhos do Autismo” foi transmitido nesta terça-feira
Foto: Diego de Bastiani/SEDUC

O primeiro episódio da Série “Caminhos do Autismo” foi transmitido nesta terça-feira

A data de hoje (02), celebra o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”. Para compartilhar conhecimentos sobre a temática, o Educa Chapecó Play, canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação, recebeu para o primeiro episódio da Série “Caminhos do Autismo”, a médica pediatra Larissa Costa, o psicólogo da APAE, Douglas Sehnem Schwertz e a coordenadora do setor de Educação Especial, Elizabete Silveira Dias de Andrade.
Durante o episódio, Larissa comentou sobre a importância do diagnóstico precoce e mencionou alguns sinais de atraso no desenvolvimento da criança que necessitam de atenção. “Todos os autistas são únicos, nenhum é igual. Posso citar alguns traços que podem estar associados ao Transtorno do Espectro Autista: dificuldade de comunicação, por exemplo, em vez de apontar o objeto que a criança quer, ela apenas chora e o familiar precisa adivinhar o desejo dela; não olhar nos olhos; choro sem motivo aparente, ou mesmo, apatia – não há expressão (sorriso, aceno, demonstração de emoção) são alguns deles”, disse.
Douglas, por sua vez, mencionou que o vínculo entre a criança e os profissionais que a atendem é fundamental. “Antes de qualquer coisa, precisamos ser um ponto de interesse para o autista. Mostrar que estamos atentos àquilo que ele gosta. Este é um dos caminhos que os professores podem utilizar para estimulá-lo a realizar uma atividade na qual ele demonstra resistência em participar”, afirmou.
Outro ponto de destaque, foi abordado por Elizabete, que destacou o trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Ensino e instituições parceiras. “Sempre que recebemos um relatório das escolas sobre o atraso no desenvolvimento de um criança, encaminhamos às instituições parceiras, entre elas a APAE e o CAPP, ou à unidade básica de saúde para que um parecer seja elaborado e essa criança possa ser acompanhada de forma correta, recebendo as estimulações e terapias adequadas às necessidades dela”, comentou.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, destacou o importante trabalho desenvolvido nas escolas em prol da inclusão. “Nas Salas de Recursos Multifuncionais são ofertados atendimentos individualizados ou em pequenos grupos, gratuitamente e no contraturno escolar para auxiliar as crianças com dificuldades de aprendizagem, diagnosticadas com alguma deficiência ou transtorno. Destaco também, o excelente trabalho realizado pelas professoras da Educação Especial em turma, pois a dedicação delas é fundamental para o desenvolvimento de nossos estudantes”, disse.
Se você perdeu o episódio de hoje, não se preocupe, é só acessar o link abaixo para assistir. Não se esqueça de seguir, ativar notificações e compartilhar as informações com seus amigos, colegas e familiares:
Caminhos do autismo – Ep. #01 | O que é o autismo e quais as principais terapias https://www.youtube.com/watch?v=5leAGkkGOnA

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó prepara mais donativos para vítimas das cheias no Rio Grande do Sul

Na madrugada desta sexta-feira (10), a solidariedade da comunidade chapecoense enviará novamente mais carretas carregadas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.