terça-feira , 21 maio 2024
Home / Chapecó / Novas disciplinas no currículo escolar em 2024 na Rede Municipal

Novas disciplinas no currículo escolar em 2024 na Rede Municipal

O ano de 2024 terá novidades para os estudantes do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino em Chapecó. Eles terão em sua grade curricular, três novos componentes curriculares: Educação Financeira; Empreendedorismo e Pensamento Computacional. Todos eles estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Educação Financeira, ensinada do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, permite que as crianças aprendam economizar, planejar antes de fazer compras, entender o funcionamento do mercado financeiro. Também possibilita compreender as relações de produção, consumo e serviços. Estas são algumas das habilidades ensinadas com o objetivo de formar cidadãos conscientes e aptos para colocar em prática projetos de vida e construir os próprios sonhos.
Já em Empreendedorismo, os adolescentes de 6º a 9º ano, aprendem sobre trabalho em equipe, características de um líder, como abrir uma empresa e o que é necessário para isso, e reconhecer o próprio perfil de empreendedor. Além disso, permite conhecer sobre empresas nacionais, internacionais e seus fundadores como forma de se inspirar e ajudá-los a identificar carreiras e profissionais inovadores. Os professores e estudantes contarão com um material didático próprio, que contribuirá no estudo sobre o empreendedorismo.
O componente de Pensamento Computacional também será ofertado aos adolescentes do 6º ao 9º ano. O objetivo é ensiná-los como desenvolver o raciocínio, construir argumentos, pensar de forma criativa, além de contribuir para a resolução de problemas. Haverá uma plataforma específica que os alunos poderão acessar para desenvolver as atividades na própria escola, por meio de Chromebooks, que foram adquiridos pela Secretaria de Educação para serem utilizados em sala de aula.
Para saber mais sobre o assunto, acesse o canal do Youtube, Educa Chapecó Play, e assista o Podcast gravado com a finalidade de explicar um pouco mais acerca desse tema. Clique neste link para acessá-lo na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=LXDVgwK7YqA.
A Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, comentou que trazer esses componentes curriculares para a sala de aula da Rede Municipal é modernizar o ensino. “Ensinar Pensamento Computacional, Empreendedorismo e Educação Financeira em nossas escolas é trazer a inovação ao jeito de ensinar. Além de estar alinhados com as habilidades da BNCC, proporcionamos aos nossos estudantes os conhecimentos necessários para resolver problemas no dia a dia e também para planejar o próprio futuro”, disse.

 

Crédito texto e imagem: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó sedia o 2º Congresso Brasileiro de Tecnologia e Inovação em Saúde e Semanas de Enfermagem

Chapecó está no centro das atenções do setor de saúde ao sediar o 2º Congresso ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.