A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Chapecó informa que, nesta quarta-feira, haverá mais uma ação de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, no bairro Bela Vista, das 7h30 às 13h30.
Estarão a campo 72 Agentes de Combate a Endemias, que farão uma varredura no bairro, com visitas domiciliares, tratamento e vigilância de reservatórios de água, além de eliminação de criadouros de mosquito.
Haverá carro de som para orientação à população e drone para busca de depósitos de difícil acesso.
“O objetivo da ação é eliminar criadouros de mosquitos Aedes aegypti; mobilizar a comunidade para a prevenção à Dengue, Zyka vírus e febre Chikungunya, orientar sobre a prevenção, os sinais e sintomas da doença, além da inspeção e eliminação de possíveis depósitos e criadouros do mosquito”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini.
Chapecó conta com 443 focos registrados em 2022, sendo que em 2021 foram 1.407 focos. Tem uma infestação de Alto Risco e grande aumento de casos, com 2.728 positivos. Destes, 45 são do bairro Bela Vista.
Por isso a ação é para bloqueio de transmissão, visando à retirada de ovos do mosquito do ambiente e consequentemente reduzir a infestação do mosquito no município e a transmissão viral.
Fonte: PMC