sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Home / Destaque / NAPA realiza primeira autuação por maus-tratos

NAPA realiza primeira autuação por maus-tratos

O Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais realizou neste mês a primeira atuação por maus-tratos, em parceria a diretoria de Meio Ambiente, uma médica veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Guarda Municipal.
De acordo com a coordenadora do NAPA, Ana Triantafylow, depois de denúncia recebida pelo NAPA, a equipe da Administração Municipal foi até o local e verificou que um filhote de cachorro estava sem água, sem comida, com corrente muito curta e em local inapropriado.
O Diretor de Meio Ambiente, Marck Gehlen, informou que, diante da situação, foi elaborado um laudo baseado no artigo 29 do Decreto Federal 6514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, que prevê multa de R$ 500,00 a R$ 3 mil.
Além disso, o artigo 44 da Lei Complementar Municipal 689/2020 (Código Ambiental de Chapecó), que é proibida a prática de maus tratos em animais, considerando-se como tal: praticar ato de abuso ou crueldade em qualquer animal; manter animais em lugares anti-higiênicos ou que lhe impeçam a respiração, o movimento ou descanso, ou os privem de ar ou luz, e sem fornecer alimentação e cuidados veterinários adequados; utilizar animais em serviço sem o uso de equipamentos obrigatórios, com carga superior a suas forças, e por longo período sem descanso e alimentação; adestrar animais com maus tratos físicos, ou promover espetáculos públicos de qualquer natureza sem autorização expressa do órgão do meio ambiente competente; infração dos demais artigos da legislação federal, estadual e municipal de proteção aos animais.
O animal foi encaminhado para adoção via ONG, a proprietária terá dez dias para fazer sua defesa.

Foto/Divulgação: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Inscrições para a Fase Municipal do JESC encerram nesta sexta-feira

As inscrições para a Fase Municipal de Chapecó, dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.