segunda-feira , 15 abril 2024
Home / Destaque / NAPA esclarece que atendimento é para cães e gatos com prioridade em castração e microchipagem, não em recolhimento
Imagem/NAPA

NAPA esclarece que atendimento é para cães e gatos com prioridade em castração e microchipagem, não em recolhimento

O Núcleo de Atendimento aos Pequenos Animais (NAPA) realizou na manhã desta quinta-feira uma reunião com representantes da Polícia Ambiental, Polícia Militar, Guarda Municipal, Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Diretoria do Meio Ambiente, para esclarecer sobre a atuação nos atendimentos, os fluxos e as responsabilidades de cada órgão.

Foto: Leandro Schmidt/PMC

A coordenadora do NAPA, Ana Triantafyllou, disse que tem recebido muitas denúncias relativas animais como papagaio e cavalos, mas que o atendimento é focado em cães e gatos. Em compensação a Polícia Militar e a Polícia Ambiental tem recebido muitas ligações que deveriam ser encaminhadas ao NAPA.

A comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Andreia Cristina Fergitz, disse que o atendimento é mais focado em animais silvestres, mas que atende 45 municípios da região.

Já para cavalos não há um atendimento específico. O diretor de Agricultura e responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jonas Bringhenti, diz que foi elaborada uma minuta para elaboração e uma lei, que contemple um espaço de recolhimento temporário de cavalos.

Outra questão levantada é que o NAPA presta serviço de “carrocinha”, ou seja, de recolhimento de animais da rua. O foco do Napa é castração e microchipagem de animais de rua ou então de famílias de baixa renda.

O NAPA também atende denúncias de maus tratos. As denúncias podem ser feitas pelo APP Chapecó Digital, ou então pelo telefone (49) 2049-9330.

A primeira dama Fabiana Rodrigues, que é voluntária do NAPA, disse que este trabalho de castração vai dar resultado nos próximos anos e que é uma ação de saúde pública.

O prefeito João Rodriges, que também participou da reunião, disse que a Administração vai construir uma estrutura próximo ao antigo aterro sanitário da Sede Trentin, para receber temporariamente animais machucados ou que precisam de uma cirurgia.

“É algo provisório para recuperação e depois devolução ao seu ambiente. Não será um depósito de cachorros”, disse o prefeito.

Também ficou esclarecido que o NAPA é responsável pelas autuações e aplicação de multa administrativa, com base na Lei Complementar 638, e a parte criminal é questão de polícia, baseada no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98).

Recentemente um homem foi detido em flagrante por maus tratos, numa ação do NAPA com apoio da Guarda Municipal. Ele teve pena convertida em trabalho comunitário.

 

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Jiu-jitsu de Chapecó conquistou 12 medalhas na Copa Velho Oeste

A equipe de Jiu-jitsu de Chapecó, composta por 12 atletas do Programa Atleta do Futuro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.