quinta-feira , 18 julho 2024
Home / Chapecó / Mutirão de cirurgias da Saúde beneficia 710 pacientes em Chapecó
Amarildo Nogueira

Mutirão de cirurgias da Saúde beneficia 710 pacientes em Chapecó

Nos últimos dois anos ler era uma das dificuldades o aposentado Amarildo Nogueira, de 55 anos, enfrentava devido à catarata no olho direito. Mas na manhã desta quarta-feira ele conseguiu fazer a cirurgia. “A cirurgia foi show de bola, demorou cinco minutos”, disse Nogueira, que foi um dos 710 pacientes beneficiados pelo Mutirão de Cirurgia Oftalmológicas, promovido pela Secretaria de Saúde.
Outro beneficiado foi o também aposentado Valdir Roque dos Santos, de 68 anos, que também fez a facoemulsificação, que é uma técnica cirúrgica para catarata.
“Há cerca de um ano começou a embaçar a visão. Dava uma sensação estranha. Isso acontecia também quando tinha uma luz forte. Agradeço a Prefeitura pelo encaminhamento, pois assim podemos envelhecer com mais qualidade de vida”, disse Valdir, que estava acompanhado da esposa, Irami Fávero. Assim que estiver bem, Valdir quer retomar as atividades na Cidade do Idoso, que é mais um programa da Administração Municipal, no Parque Valmor Lunardi.
Nesta etapa as Cirurgias de Catarata, Pterigio e Capsulotomias, que começaram nesta quarta-feira, vão até o dia 19 de novembro. O valor investido pela Administração Municipal, com recursos próprios, é de R$ 779.218,50.
O Secretário de Saúde, Jader Danielli, destacou que a ação é importante para trazer mais qualidade de vida para os pacientes que estavam aguardando pelos procedimentos. “Enxergar bem é importante para o bem estar dos pacientes, para que eles possam ter uma autonomia nas atividades diárias”, disse.
Jader destacou que o mutirão reduziu em mais da metade a fila de cirurgia de catarata, que estava em 1,2 mil pacientes.
O prefeito João Rodrigues, afirmou que a Administração Municipal está investindo nos mutirões na área de Saúde e que em menos de um ano e meio foram realizadas mais de sete mil cirurgias.
“A Saúde é uma das prioridades da nossa gestão, pois o povo não merece ficar sofrendo na fila. Aqui nós investimos em infraestrutura, na geração de empregos, em negócios, para gerar receita para o município e assim atender bem o cidadão na área da saúde e nas demais áreas também”, disse o prefeito.

 

Crédito texto e imagem: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Como foi votado o projeto que regulamenta reforma tributária

  Como já era de se esperar, a Bancada Catarinense, em sua maioria, votou contra ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.