domingo , 25 fevereiro 2024
Home / Destaque / Guedes diz que economia do Brasil é das mais fechadas
Ministro da Economia, Paulo Guedes - Foto: Isac Nóbrega/PR

Guedes diz que economia do Brasil é das mais fechadas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou o Ministério das Relações Exteriores e a Pasta liderada por ele por terem permitido que a economia brasileira se mantivesse fechada “por 30 anos”. Em cerimônia nesta quinta-feira (30) no Itamaraty, Guedes disse que o Brasil é uma das economias mais fechadas do mundo. “É uma falha de todos nós. O Itamaraty é o grande condutor; como permitiu esse fechamento [da economia brasileira]?”, indagou.

Guedes falou em evento que marca o lançamento do Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Ele ressaltou que o Brasil está discutindo a “modernização do Mercosul”. As mudanças no bloco são justamente o pano de fundo das críticas de Guedes.

O ministro pressiona a Argentina a reduzir a TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul, que é a taxa cobrada pelos integrantes para importar produtos de fora do grupo.

No início do ano, Guedes queria uma redução de 20% na TEC, hoje, em média, em 14%. Agora, já fala em reduzir 10%.

O ministro quer que isso seja feito até o fim do ano, período em que o Brasil está à frente da presidência do Mercosul, mas, como as mudanças de regras têm que ser decididas por unanimidade, vem enfrentando dificuldades.

Ásia

Guedes disse ainda que o evento em Dubai é uma oportunidade de o Brasil conectar-se ao Oriente Médio e à Ásia. “Estamos nos conectando com uma região que pode ser, não só um hub de exportações, mas também de recebimento de investimentos financeiros.”

Em um momento em que o Mercosul negocia um acordo comercial com a Índia, Guedes disse que o Brasil tem tudo para se aproximar do país, assim como fez com a China.

Fonte R7/Da Agência Estado

 

Sobre Ana

Veja Também

Motos terão espaço prioritário em semáforo da avenida Getúlio Vargas com a São Pedro

A Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó informa a todos os cidadãos que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.