sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Home / Destaque / Mais de 15.600 MEIs chapecoenses devem entregar a Declaração Anual 2022
Imagem: JusBrasil

Mais de 15.600 MEIs chapecoenses devem entregar a Declaração Anual 2022

Os 15.681 microempreendedores individuais (MEIs) ativos na Receita Federal, até o último dia útil de 2021, devem entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O prazo para envio do documento on-line é até o dia 31 de maio de 2022. Os MEIs que tiverem dúvidas ou necessitarem de auxílio para o preenchimento contam com o suporte do Simplifica Chapecó. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

A estrutura está localizada no térreo do prédio do Setor de Tributos (antiga Prefeitura), na rua Marechal Floriano Peixoto nº 245-L, no Centro, entre a avenida Nereu Ramos e a Praça Coronel Bertaso. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 13h às 19 horas. Além do atendimento presencial, os empreendedores também contam com atendimento on-line pelo WhatsApp (49) 3319-1028.

De acordo com o coordenador do Simplifica Chapecó, Taison Passaia, neste primeiro mês do ano a procura por informações e auxílio no preenchimento da Declaração Anual tem sido uma constante. “Diariamente orientamos empreendedores tanto no atendimento presencial quanto no on-line. Esse é um fator positivo e sempre alertamos para que não deixem para última hora, uma vez que o envio do documento é obrigatório a todos os MEIs ativos, mesmo aqueles que não tiveram rendimentos no ano passado”, explica.

A Declaração Anual também pode ser feita diretamente no site do Governo Federal (gov.br/mei). Para isso é necessário acessar a aba Declaração Anual de Faturamento, digitar o CNPJ e seguir os comandos. Em caso de entrega fora do prazo o MEI pagará multa e caso não entregue a declaração por dois anos seguidos sua empresa torna-se inapta e não poderá emitir nota fiscal e obter certidões, além de ficar impossibilitada de obter crédito em bancos e instituições financeiras.

Simplifica Chapecó

A estrutura é um elo de aproximação da Administração Municipal com os empresários e a população. Entre os serviços disponibilizados gratuitamente estão: atualização de informações; orientações para abertura, alteração ou baixa de negócios; formalização de MEIs; emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos, capacitações e consultorias.

 

Fonte: Assessória/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Inscrições para a Fase Municipal do JESC encerram nesta sexta-feira

As inscrições para a Fase Municipal de Chapecó, dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.