sexta-feira , 12 julho 2024
Home / Destaque / Inquérito policial de ataque a Blumenau é concluído e apresentado
Crédito: Talita Catie/Santa

Inquérito policial de ataque a Blumenau é concluído e apresentado

Enquanto o governador Jorginho Mello viaja para encontrar o presidente Lula em Brasília para tratar da segurança nas escolas, após 13 dias de uma tragédia que chocou o país inteiro, a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, reabriu suas portas para receber seus estudantes e a rede municipal de ensino retomou suas atividades com segurança reforçada.
Também nesta segunda-feira, 17, as Polícias Civil e Científica detalharam a conclusão da investigação sobre ataque a creche durante uma entrevista coletiva.
De acordo com a investigação, o assassino era usuário de cocaína e, por isso, passou a ter alucinações. Uma delas culminou com no dia 5 de abril. O agressor afirmou à Polícia Civil que queria mostrar coragem com o ato e ainda disse não estar arrependido. De acordo com laudo médico, ele tem tendências esquizofrênicas, porém, isto não o isentará da punição.

Também presente na coletiva, o delegado-geral da Polícia Civil catarinense, Ulisses Gabriel, afirmou que a divulgação de notícias falsas sobre supostos novos ataques desde o caso de Blumenau atrapalhou o trabalho das autoridades.

O assassino irá responder por quatro homicídios consumados e por outros cinco tentados, todos eles quadruplamente qualificados. As qualificadoras dos crimes são motivo torpe, uso de meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e prática contra menores de 14 anos.

A investigação agora será repassada ao Ministério Público, que poderá dar andamento ao caso ao oferecer denúncia na Justiça.

 

Crédito: Fiesc

Otmar Müller é confirmado pelo Governador Jorginho Mello como novo presidente da SCGás

Otmar Müller está confirmado como o novo presidente da SC Gás. O nome dele foi confirmado pelo Governador Jorginho Mello ainda na tarde do último domingo, 16, e, de acordo com a jornalista Karina Manarin, Muller estará em Florianópolis ainda esta semana para uma reunião com Jorginho.

O governador já havia feito o convite no início do ano, durante reunião com empresários na Associação Empresarial de Criciúma, porém, foi preciso aguardar a aprovação pela Celesc, maior acionista, e pelo Conselho da própria SCGás.

O, agora, novo presidente, Otmar Josef Müller, atua há mais de 30 anos no setor cerâmico catarinense. É especialista em engenharia de produção pela UFSC e com MBA em Logística Empresarial, há oito anos participa e é o atual presidente da Câmara de Assuntos de Energia da Federação da Indústria de Santa Catarina (FIESC). Foi presidente do Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Criciúma e Região por mais de dez anos, cargo ao qual renunciou em 13 de fevereiro, logo após o convite do governador para assumir a SCGás, cumprindo a Lei das Estatais que veda a participação de dirigentes sindicais no comando de empresas estatais e de economia mista.

 

 

Inscrições para Prêmio Fritz Müller seguem abertas

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) informa que as inscrições para o 24º Prêmio Fritz Müller seguem abertas até 20 de junho de 2023, e podem ser realizadas no site do IMA.

A premiação tem o objetivo de reconhecer empresas e organizações que desenvolvem projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado.

A divulgação dos vencedores será feita pelo site do IMA e pela imprensa. O local e a data da solenidade de premiação serão anunciados pelo Instituto do Meio Ambiente em momento oportuno.

 

Alesc programa o lançamento de duas novas frentes parlamentares

Na segunda-feira, 17,foi oficializada a Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, que tem como proponente o deputado Marcos da Rosa (União) e conta com o apoio dos deputados Napoleão Bernardes (PSD), Maurício Eskudlark (PL), Jair Miotto (União), Sergio Motta (Republicanos) e Lucas Neves (Podemos).

Já na quarta-feira, dia 19, às 19h, a programação prevê a instalação da Frente Parlamentar das Juventudes. A proposta do colegiado, segundo o seu proponente, o deputado Marquito (Psol), é oportunizar um espaço para que sejam pensados e formulados projetos e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas 15 a 29 anos, segmento que no estado é estimado em 1,6 milhão de pessoas.

 

Cooperativas reúnem 3,9 milhões de catarinenses e faturam R$ 82,8 bi

Uma força social e econômica que se transformou em uma das locomotivas da economia catarinense, o cooperativismo reúne 3 milhões 909 mil catarinenses e obteve receitas totais, em 2022, da ordem de R$ 82 bilhões e 832 milhões de reais.

O crescimento foi de 21,7% o que representa mais de sete vezes a expansão do PIB (produto interno bruto) brasileiro no período (2,9%).

O levantamento é da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) junto às suas 250 associadas e foi anunciado hoje em Florianópolis pelo presidente Luiz Vicente Suzin e pelo superintendente Neivo Luiz Panho.

Um dos dados mais relevantes do levantamento é a expansão do número de associados (cooperados) que cresceu 12% no ano passado com o ingresso de mais 422.788 pessoas. No conjunto, as cooperativas reúnem, agora, 3,9 milhões de catarinenses (3.909.226 pessoas), o que representa que mais da metade da população barriga-verde está vinculada ao sistema cooperativista.

 

Empresas ligadas à Associações Empresariais ganham linhas de crédito na Caixa

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de linhas de financiamento para Microempreendedor Individual (MEI), micro e pequenas empresas, com facilidade de acesso e taxas reduzidas.

De acordo com o presidente da CACB, Alfredo Cotait, a assinatura do termo é um enorme passo em direção à retomada e a garantia do funcionamento do micro e pequeno empreendedorismo no Brasil.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Pré-candidatos do PSD na cola de Bolsonaro

A certeza de uma eleição bem sucedida após uma foto com o cabo eleitoral de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.