terça-feira , 23 abril 2024
Home / Geral / Horto Botânico de Chapecó atende mais de 200 espaços públicos
FOTO: Ana Lucietto/PMC

Horto Botânico de Chapecó atende mais de 200 espaços públicos

As equipes do Horto Botânico de Chapecó, mantido pela Prefeitura, começaram nesta semana a semear as flores para a estação de inverno, de espécies como boca-de-leão, amor-perfeito e petúnias. De acordo com a coordenadora do Horto, Valdaíra Foschiera, mais de 200 espaços recebem as mudas do local, que no ano passado produziu 262 mil mudas.
São 120 praças e parques, 70 rotatórias e prédios da Prefeitura e Secretarias. O Horto também fornece mudas para as Superintendências do Bormann e Efapi. Além disso, cerca de 20 mil mudas foram destinadas para os Centros de Educação Infantil e Escolas Básicas Municipais.
“Nós produzimos chás, condimentos e plantas medicinais que abastecem as escolas, sendo que mutias delas tem sua própria horta. Também fornecemos flores para os jardins das unidades educacionais municipais”, disse Valdaíra.
A gerente da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Margarete Farezin, destaca a implantação de uma horta de plantas medicinais no Ecoparque.
O secretário Luiz Paulo Carraro lembra que o horto também abastece as flores dos vasos e canteiros da Avenida Getúlio Vargas. São 70 vasos somente na avenida.
Atualmente os espaços contam com as espécies de verão, como amor-perfeito de verão, celósia, tagete, gerânio, perpétua, coléus e sálvias vermelhas e azuis. A partir de abril elas começam a ser substituídas pelas flores de inverno.
Mas além das flores, chás e plantas medicinais, o horto produz também plantas ornamentais, como a palmeira imperial, e mudas de árvores, principalmente nativas, como guajuvira, ipê, sibipiruna, canafístula, pau-ferro e tipuana.
O prefeito João Rodrigues, que elogiou o trabalho de paisagismo durante a Efapi 2023, solicitou ao horto o plantio de mudas de árvores no canteiro do prolongamento Sul da Avenida Getúlio Vargas, que será inaugurado em breve. Lá serão colocados ipês, guajuviras e cerejeiras ornamentais.
Toda essa produção é feita com uma equipe de apenas nove pessoas, contanto servidores efetivos, terceirizados e bolsistas do programa Frentes de Trabalho. Para 2024 a meta é passar novamente das 200 mil mudas. Lembrando que não é feita a venda para particulares. Toda a produção é para os espaços públicos do Município ou, em alguns casos, doações para espaços comunitários. É mais um serviço da Prefeitura que traz economia para os cofres públicos, que não precisa comprar as mudas, além de deixar a cidade mais bonita.

 

PRODUÇÃO HORTO BOTÂNICO DE CHAPECÓ EM 2023

FLORES DE ESTAÇÃO: 120.000 mudas
CONFECÇÃO DE ESTACAS: 70.000 mudas
PLANTAS MEDICINAIS: 5.000mudas
PLANTAS ORNAMENTAIS: 65.000 mudas
ENVASAMENTO DE ÁRVORES: 2.000 mudas
TOTAL: 262.000 mudas

SAÍDAS DE MUDAS DO HORTO BOTÂNICO EM 2023

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ESCOLAS MUNICIPAIS: 20.000 mudas
RÓTULAS E CANTEIROS: 80.000 mudas

PLANTAS EXISTENTES NAS ESTUFAS E CANTEIROS

ÁRVORES: 5.600 mudas grandes (mais de 2 metros de altura); 1.000 mudas de Ipê-Branco (15 cm de altura)
FLORES DE ESTAÇÃO: 20.000 mudas
FORRAÇÕES: 3.000 mudas
PLANTAS ORNAMENTAIS: 40.000 mudas
Coléus, Gerânios, Hortênsias, Moréias, Azaléias, Lavandas, Lantanas, Sumpatiens, Trapoeraba, Marantas, Acalifas, Dracenas, Alamandas, Confetis, Lutiela, Irisine, Érica, entre outras.
SUCULENTAS: 1.000 mudas
CHÁS E CONDIMENTOS: 3.000 mudas
TOTAL:73.600 mudas

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

PREFEITURA/ACN CONQUISTA 4 OURO NO ESTADUAL E TEM UM NADADOR TRICAMPEÃO CATARINENSE

Nos dias 13 e 14, a equipe de natação da PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ / ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.