quarta-feira , 7 dezembro 2022
Home / Saúde / Frio e ações da Secretaria de Saúde reduzem infestação do mosquito da Dengue em 90%
Divulgação

Frio e ações da Secretaria de Saúde reduzem infestação do mosquito da Dengue em 90%

A Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó divulgou nesta segunda-feira que o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA) teve índice de 0,5, o que é considerada infestação de baixo risco. Na segunda semana de novembro foram visitados 3762 imóveis, realizadas 190 coletas e constatados apenas 21 focos positivos, segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini.

“Esse índice é 90% inferior ao realizado em novembro do ano passado. Atribuímos essa redução ao clima mais frio e também às ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Chapecó. Somente neste ano realizamos 45 mutirões de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, inclusive com ações nos cemitérios e no interior do município. Vamos seguir com novas ações principalmente neste período em que há um aumento da temperatura, o que favorece a proliferação do Aedes aegypti”, disse Karina.

No sábado passado foram realizados mutirões no SAIC e nos cemitérios municipais, com a participação de Agentes de Combate a Endemias e 56 acadêmicos da Unochapecó. No SAIC foram 658 visitas, com 796 depósitos inspecionados, 160 criadouros eliminados, 20 tratamentos com larvicida em caixas de água e cisternas, 37 pneus recolhidos, duas denúncias e um termo de adequação assinado.

No Cemitério Ecumênico Municipal, no Centro, foram recolhidos 25 sacos de lixos e aproximadamente 2.510 depósitos inspecionados e eliminados.

No Cemitério Tomazelli, no bairro Efapi, foram eliminados 9 sacos de lixos e aproximadamente 652 depósitos inspecionados e eliminados.

No primeiro semestre de 2002 Chapecó chegou a decretar situação de emergência em saúde, devido ao grande número de casos positivos, que chegaram a sete mil, e dez óbitos.

O trabalho é para evitar a repetição destes números. Para isso a Vigilância conta com o apoio da população, eliminando pontos de água parada.

 

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Neste sábado postos de Saúde estarão abertos para ações do Dia D do Novembro Azul

Neste sábado a Secretaria de Saúde de Chapecó promove o Dia D do Novembro Azul, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.