quarta-feira , 29 maio 2024
Home / Notícias / Fiscalização sobre a coleta de recicláveis será reforçada em Chapecó
Fotos: Divulgação/PMC

Fiscalização sobre a coleta de recicláveis será reforçada em Chapecó

A lei municipal 7551, que disciplina a coleta de materiais recicláveis através de catadores informais e vinculados às Associações ou Cooperativas de Catadores de Chapecó e está em vigor desde outubro de 2021, amparou a pauta da reunião entre a Administração Municipal com a Gerência de Saneamento, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar, na tarde de ontem, 14 de janeiro, no gabinete do prefeito.

Ficou definido que a Guarda Municipal, com o apoio das câmeras de segurança próximas dos contêineres, irá agir com mais rigor, intensificando a fiscalização e fazendo valer as medidas de regulação dispostas na lei.

O que vem acontecendo, de maneira crescente na cidade, é a coleta de materiais recicláveis por parte de catadores informais que utilizam tanto veículos de tração manual como automóveis, na sua maioria, em péssimas condições de manutenção o que, além de irregular, causa transtornos ao trânsito e no manuseio dos contêineres acaba danificando os mesmos devido o seu sistema de coleta ser automatizado, uma vez que o dispositivo de travamento não pode ser violado sem provocar a quebra.

“coibir o vandalismo nos contêineres é um grande desafio para a administração por que o catador que sobrevive dos recicláveis necessita coletar, porém nós os orientamos a procurar o setor de saneamento e regularizar a sua situação até o final de fevereiro. Existem programas de apoio a essa categoria para trabalharem de forma organizada e, consequentemente, mais lucrativa e sem riscos” comentou a Gerente de Saneamento Graciela Heckler.

O telefone para entrar em contato com o setor de regularização dos cadastros de catadores é o (49) 3319-3614.
As forças de segurança municipais trabalharão com o suporte da Polícia Militar na apreensão de veículos abordados em ação de coleta irregular bem como averiguação de pessoas em conflito com a lei.

 

Fonte: Assessória/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura inicia obras de revitalização de diversas ruas

A Prefeitura de Chapecó, anunciou na segunda-feira (22) um investimento de cerca de R$ 10 ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.