terça-feira , 28 maio 2024
Home / Geral / Evento sobre Saúde do Trabalhador reuniu 230 pessoas em Chapecó
Foto: PMC

Evento sobre Saúde do Trabalhador reuniu 230 pessoas em Chapecó

No dia 28 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde do Trabalhador. Por isso a VIII edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador, foi realizada nesta semana pela Secretaria de Saúde de Chapecó, Prefeitura Municipal e o CEREST Regional de Chapecó, no auditório da UCEFF. Depois de três anos, o evento, que sempre é realizado no mês de abril, voltou a ser presencial, mas também com participação online. Foram 230 participantes.

O tema deste ano foi “Saúde Mental e a Interface do Trabalho”. Na terça-feira a palestrante Andréa Luiza da Silveira, Psicóloga Clínica e do Trabalho, trabalhou com a temática de trabalhadores da agroindústria e o adoecimento mental desta categoria. Em momento aberto para questionamentos do público presente foram também citados o adoecimento dos profissionais da saúde e fragilidades na assistência aos profissionais que realizam o cuidado e atendimento.

No segundo momento, durante à tarde, a enfermeira Luciana Hendges, acompanhada pela equipe de apoio multiprofissional da Atenção Básica, demonstrou o uso de Práticas Integrativas no adoecimento mental na atenção básica, com amostra para o público da técnica Chi Kung, Reiki, meditação guiada e musicoterapia, expondo as atividades realizadas em terapias de grupo.

A VIII edição da SEMPAT provocou uma reflexão sobre o trabalho e sua relação com a saúde mental, onde o trabalho é um dos determinantes da saúde e do bem-estar do trabalhador e da trabalhadora e de sua família. Além de gerar renda, que viabiliza as condições materiais de vida, tem uma dimensão humanizadora e permite a inclusão social de quem trabalha, Assim, ele pode ter um efeito protetor, ser promotor de saúde, mas também pode causar mal-estar, sofrimento, adoecimento e morte.

O evento se estendeu até quarta-feira, com o 1º Fórum de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Macrorregião do Grande Oeste de SC, abrangendo mais de 70 municípios.

Na abertura do evento estiveram presentes o vice-prefeito, Itamar Agnoletto, o secretário adjunto da Saúde, Nédio Conci, o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Teloken, entre outras autoridades.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó/ADCTM conquista 12 medalhas em etapa da Liga Oeste

Equipe chapecoense de tênis de mesa voltou a disputar a competição regional na cidade de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.