segunda-feira , 15 abril 2024
Home / Destaque / Etapa regional AMOSC da IV Conae ocorreu nesta sexta em Chapecó
Foto: Assessória/AMOSC

Etapa regional AMOSC da IV Conae ocorreu nesta sexta em Chapecó

 

Durante a manhã desta sexta-feira (19) foi realizada a etapa regional da IV CONAE – Conferência Nacional de Educação, da região da AMOSC, no Salão Nobre da Unochapecó. Esta etapa foi precedida de etapas intermunicipais e municipal, preparatórias, a qual envolveu participantes de todos os municípios da região da associação. Participaram da etapa regional da Conae, os delegados eleitos nas etapas intermunicipais e municipal, representando a Educação Básica, Ensino Superior, Educação Profissional e Tecnológica e representantes da diversidade, totalizando 110 pessoas.

O objetivo foi sistematizar o conjunto de propostas debatidas na etapa municipal e intermunicipais, a partir dos três eixos temáticos da conferência Eixo 1: O Plano Nacional de Educação : diretrizes e metas (PNE 2024 – 2034), avaliação das diretrizes e metas, tendo nove sub-eixos; Eixo 2: Uma Escola para o Futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação, integrando também dois sub-eixos; e Eixo 3: Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE): avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. A conferência teve como tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

Após a plenária final, foram eleitos 19 delegados dos quatro segmentos da educação para representar a região da AMOSC na Etapa Estadual que ocorre em abril do próximo ano.

O coral do município de Pinhalzinho, composto por estudantes da rede pública de ensino e participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, realizou apresentação cultural com alguns instrumentos municipais. O coral é regido pelo maestro Marcos Medeiros, que também abrilhantou a abertura da conferência cantando o Hino Nacional Brasileiro.

O coordenador do Colegiado de Educação da AMOSC, Fabricio Fontana, secretário de Educação de Pinhalzinho, abordou que o momento da Conae é um espaço democrático de discussão e deliberação de propostas que fundamente ações para melhoria da educação municipal, regional e estadual. “Foi um momento para avaliação e monitoramento dos Planos Municipais de Educação, visando verificar aquilo que já foi feito enquanto política pública educacional e revisar aquilo que será necessário fazer alterações e apontar ações práticas”, enfatizou Fontana.

Fonte: Assessória/AMOSC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Jiu-jitsu de Chapecó conquistou 12 medalhas na Copa Velho Oeste

A equipe de Jiu-jitsu de Chapecó, composta por 12 atletas do Programa Atleta do Futuro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.