domingo , 23 junho 2024
Home / Educação / Estudantes da Rede Municipal participam do Concurso Canguru de Matemática
Professora explicando o gabarito para os alunos na EPC Cyro Sosnosky. Fotos: PMC

Estudantes da Rede Municipal participam do Concurso Canguru de Matemática

 

Aluna Nauana, da EPC Cyro Sosnosky, realizando a prova

A Rede Municipal de Educação de Chapecó está participando do Concurso Canguru de Matemática, o qual envolve cerca de 5.300 estudantes, do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de 31 escolas que se inscreveram na competição. O Canguru de Matemática é o maior concurso internacional de matemática do mundo, teve origem na França e é realizado no Brasil desde 2009.

A aplicação das provas, que iniciou no dia 17 e se encerra no dia 23, compõe uma das etapas do concurso, pois as questões que são realizadas antes da prova incentivam atividades e aulas mais dinâmicas e significativas e podem ser estendidas ao longo do planejamento anual, como explicou o articulador de Matemática, Guilherme Vogt.

Aluno Gabriel, da EBM Jacob Gisi, finalizando a prova.

Nauana Ferreira Giacomelli, aluna do 7º ano, da EPC Cyro Sosnosky, contou que se preparou para a prova, “eu estudei bastante para essa prova que tem vários pontos positivos. Com a professora Fernanda, realizamos vários exercícios para praticar e saber como seria o Concurso Canguru. É a primeira vez que estou participando de uma prova assim e me sinto bem animada!”. O Professor Diego De Bastiani, que atua na mesma instituição e é professor do 5º ano, explica que a prova exige muito raciocínio lógico e muita interpretação. “A gente tentou, nesse período da prova, abordar algumas questões mais lógicas e de interpretação dos problemas matemáticos, pois elas são fundamentais, não só para o desenvolvimento da prova, mas para o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula”, disse o professor.

Complementando, o professor de matemática, Paulo Cezar Martins, da EBM Jacob Gisi, destaca que o papel da Secretaria de Educação é fundamental. Segundo ele, a orientação repassada, o auxílio e o estímulo dado foi fundamental para a escola aderir ao Concurso. “Essa prova não é só cálculo, ela faz pensar, exige muito mais lógica, tem a interpretação da questão e das figuras, então, é esse conjunto que leva à resposta e é isso que a gente busca ensinar”, expôs ele. O aluno de Paulo, Gabriel Damo Gudiel, do 9º ano, após realizar a prova, contou: “Foi parecido com o simulado… Eu achei uma prova difícil de entender porque usava palavras mais formais, mas foi bem legal porque a gente acaba tendo mais conhecimento e aprende a lidar com esse modelo de avaliação. Eu espero alcançar um bom resultado”.

Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, a prova busca envolver ainda mais os estudantes com a matemática, apresentando o componente de uma outra forma. “O resultado positivo nós já temos que é o envolvimento dos professores e estudantes em aprender coisas novas e ver a organização que as escolas apresentaram. Se as notas forem boas, ficaremos ainda mais satisfeitos”, finalizou Astrit.

 

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Podcast aborda o tema “TDAH no cotidiano escolar”

Na tarde desta segunda-feira (17), o Canal da Secretaria Municipal de Educação, Educa Chapecó Play, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.