terça-feira , 21 maio 2024
Home / Esportes / Estreia na Série B: Fisiologista e preparador físico falam sobre preparação da Chape para a competição
Foto: Tiago Meneghini/ACF

Estreia na Série B: Fisiologista e preparador físico falam sobre preparação da Chape para a competição

Pouco mais de 13 dias separam a Chapecoense da estreia no grande compromisso da temporada 2022: a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro embate da equipe alviverde na competição nacional será contra o time do Ituano, na Arena Condá, nos dias 8 ou 9 de abril. O período até a partida contra a equipe paulista está sendo encarado como uma “intertemporada” e os trabalhos de preparação têm sido intensos no CT Água Amarela.

Para o fisiologista do clube, Sedinei Lopes Copatti, esse período tem sido fundamental para que ajustes finos sejam realizados na equipe, tendo em vista, por exemplo, a equalização das questões físicas do elenco. “Na pré-temporada não conseguimos executar tudo o que foi planejado já que tivemos algumas situações de atletas que positivaram para Covid-19, etc. Por conta disso, não tivemos uma equipe tão homogênea quanto a gente queria no Campeonato Catarinense em relação a capacidade física dos atletas. Então agora faremos ajustes específicos para esses jogadores que perderam alguns dias de treinamento e sessões muito importantes no início da temporada”.

Outro ponto importante a ser ajustado também diz respeito aos atletas que passaram a integrar o grupo alviverde no decorrer da temporada, bem como os que estão voltando de períodos no Departamento Médico; eles também passarão pelos trabalhos e pelo protocolo de preparação que visa equilibrar as questões físicas do elenco.

Márcio Corrêa, responsável pela preparação física do Verdão, falou sobre como o departamento trabalha, sempre, de acordo com as informações repassadas pela fisiologia. “Temos controles diários das cargas, avaliação das musculaturas, das respostas fisiológicas dos atletas, e com base em tudo isso nós organizamos os treinos. E não apenas os treinos físicos, mas também o treino técnico e tático, o treino conjunto realizado pelo nosso treinador também tem base nesses dados. Isso serve para que a gente não cometa excessos durante a semana e para que a gente possa agregar carga se isso for necessário” pontuou.

Falando, especificamente, sobre a importância deste período, Márcio destacou que o trabalho foi revisado de acordo com a necessidade de cada um, tendo em vista a estreia na Série B.  “O nosso trabalho foi revisado, buscamos entender qual foi o desempenho dos atletas até agora e com isso conseguimos perceber algumas necessidades. Para os jogadores que precisaram de um repouso ou de uma adequação nos treinamentos, nós o fizemos; e aos atletas que não estavam em plenas atividades ou aos que chegaram ao longo da competição, nós remodelamos todo o trabalho a fim de qualificar mais o nosso grupo para a estreia no Campeonato Brasileiro”.

Além dos treinos diários – que estão sendo realizados, muitas vezes, em dois períodos – a Chape também organizou uma programação de jogos-treinos. No último sábado (26), a equipe enfrentou o Iguaçu de União da Vitória-PR. Na quarta-feira (30), a atividade será contra o Azuriz-PR e no sábado (02) contra o Gaúcho de Passo Fundo.

Fonte: Assessoria/ACF

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó tem calendário cheio das competições da FESPORTE

Os meses de maio e junho serão agitados para os atletas que representam Chapecó nas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.