domingo , 25 fevereiro 2024
Home / Geral / Estratégias pedagógicas visam garantir a alfabetização de estudantes do Ensino Fundamental
Foto: PMC

Estratégias pedagógicas visam garantir a alfabetização de estudantes do Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação vem desenvolvendo capacitações com as equipes escolares das EBMs e CEIMs com ações voltadas à alfabetização e letramento dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Dessa vez, o foco é ainda maior, pois diversos trabalhos estão sendo desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento, buscando garantir efetivamente a leitura e a escrita dos alunos do 1º ao 9º ano.

Na EBM Herbert de Souza, a professora de Língua Portuguesa, Camila Regina Fontana, desenvolveu, no 6º ano, atividades de produção textual, deixando a escrita livre para os estudantes. Em um segundo momento, os textos foram apresentados no projetor e reconstruídos de forma coerente. Aulas de leitura foram reforçadas para melhorar a fluência leitora, ampliar o conhecimento de novas palavras e aprender a ortografia adequada.

As escolas adotaram diferentes estratégias conforme sua realidade. Na EBM em Agropecuária Demétrio Baldissarelli, também nas aulas de Língua Portuguesa, a professora Fernanda Loureiro utilizou a construção de roteiros para a gravação de vídeos, programas de rádios e podcast, com as turmas do 8º ano. O uso de recursos midiáticos, como o celular, contribuem na construção do conhecimento de uma forma múltipla, atrativa, criativa e significativa, além de contextualizar os conteúdos.

“O engajamento de professores, alunos, gestão escolar e apoio da Secretaria de Educação está sendo muito importante para que possamos alcançar nosso objetivo principal, que é a alfabetização dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com essas ações, queremos elevar a qualidade de ensino de nossos alunos”, destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

CREAS de Chapecó realizaram mais de 22 mil atendimentos em 2023

Chapecó conta com a estrutura e atendimento de equipes especializadas em 02 CREAS – Centro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.