domingo , 23 junho 2024
Home / Chapecó / Equipe da Defesa Civil de Chapecó está em Arroio do Meio para preparar ida de voluntários e máquinas
Foto: Daniel Braga: PMC

Equipe da Defesa Civil de Chapecó está em Arroio do Meio para preparar ida de voluntários e máquinas

A Defesa Civil de Chapecó está em Arroio do Meio-RS desde terça-feira (14) para verificar “in loco” as necessidades do município que foi atingido pelas cheias e que foi adotado por Chapecó. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Valter Luciano Hüning, há uma dificuldade de acesso, por isso está sendo mapeada qual a melhor alternativa para o comboio.
Ele também conversou com integrantes da Defesa Civil Nacional e do Rio Grande do Sul, além do prefeito Danilo José Bruxel, que agradeceu o apoio que Chapecó está oferecendo neste momento.
O município gaúcho tem 22 mil habitantes e 1,4 mil pessoas tiveram que sair de casa após a cheia do rio Taquari. Entre eles Cleberson Weiss Gerhardt, de 40 anos, que trabalha como terceirizado da Corsan, empresa que atua no fornecimento de água para a maioria dos municípios gaúchos. Na cheia passada, em setembro, ele chegou a atuar no resgate de mais de 68 pessoas. Desta vez, teve que priorizar a família:
“Aqui subiu quatro metros e da minha casa só sobrou a escada e a laje. Não consegui ajudar os demais no resgate pois tinha que salvar minha família, a esposa, três filhos e minha mãe, que levei para Montenegro. Sou novo e vamos tentar reconstruir com as próprias pernas. Mas não vai ser fácil. Se tivermos uma ajuda é bem vinda pois aqui tá feio”, disse Cleberson.
A Prefeitura de Chapecó reabriu o recebimento dos donativos no Centro de Eventos, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h. Outro ponto de recebimento é a superintendência da Efapi, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Não é necessário mandar roupas, pois já tem bastante. Prioridade é material de higiene e limpeza e alimentação.
De acordo com o prefeito João Rodrigues, segunda-feira já parte um grupo de Chapecó, para organizar a chegada do comboio de máquinas e donativos. A expectativa é de enviar cerca de 30 veículos, sendo dez caminhões-caçamba, quatro caminhões-pipa, quatro retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas e duas patrolas. Além disso vão caminhões com donativos e mais equipes de operadores de máquinas e voluntários da Prefeitura, além dos voluntários que estão sendo cadastrados pelas entidades e clubes de serviço.

 

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Cresce o número de prefeitos presos por corrupção em SC

Enquanto as manchetes dos sites e jornais vendem Santa Catarina como um dos estados mais ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.