domingo , 25 fevereiro 2024
Home / Destaque / Encenação de problema matemático foi transmitida em escola municipal
Foto: PMC

Encenação de problema matemático foi transmitida em escola municipal

A EBM Clara Urmann Rosa realizou em outubro a contação e encenação do “Problema dos 35 Camelos”, um dos problemas matemáticos contidos no clássico livro “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan. O projeto é iniciativa do professor de matemática Marco Antonio Vieira com o apoio da gestão escolar.
Pseudônimo de Julio Cesar Mello e Souza, brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1985, Malba Tahan traz neste problema Beremiz (personagem principal) e um colega de jornada (O homem que calculava) que se deparam com três irmãos discutindo acaloradamente sobre a partilha de uma herança de camelos. Um dos irmãos relatou o problema à Beremiz:
– Somos irmãos – esclareceu o mais velho – e recebemos como heranças esses 35 camelos. Segundo vontade de nosso pai devo receber a metade, o meu irmão Hamed uma terça parte e o mais moço, Harin, deve receber apenas a nona parte do lote de camelos. Contudo, não sabemos como realizar a partilha, visto que a mesma não é exata.
A partir daí, o homem que calculava usa todo o seu conhecimento lógico matemático para resolver o problema da partilha dos 35 camelos, encerrando a discussão e de sobra obtendo uma vantagem para ele e Beremiz no processo.
Para acompanhar toda a história e descobrir como o problema foi resolvido, basta acessar o seguinte endereço:

https://youtu.be/4XQcJbm0YcY

Presencialmente participaram os alunos da turma 71, sendo o evento transmitido ao vivo para as demais turmas da escola e toda a comunidade escolar.
O professor Marco Antonio descreve o desafio de ensinar com outras metodologias durante a pandemia de COVID-19: “Uma cultura de ouvir e contar histórias no contexto matemático teve que ser desenvolvida, a história da matemática e a literatura do Malba Tahan contada pelo professor e pelos alunos tornaram a experiência de aprender matemática mais divertida. Compreender as frações como necessidade humana desde o Egito Antigo e sua importância nos dias atuais e depois poder rever conceitos com uma roupagem de aventura e suspense”, disse o professor.

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Motos terão espaço prioritário em semáforo da avenida Getúlio Vargas com a São Pedro

A Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó informa a todos os cidadãos que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.