terça-feira , 21 maio 2024
Home / Educação / EJA realiza Feira do Empreendedor
Foto: PMC

EJA realiza Feira do Empreendedor

A EBM de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire realizou, nesta terça-feira, nas dependências da instituição, entre os alunos, a Feira do Empreendedor. Houve exposição e comercialização de artesanatos e produtos alimentícios produzidos pelos estudantes durante a realização do projeto “Empreendedor – Sonho e Realidade”. O objetivo da Feira foi incentivar os mesmos a serem empreendedores e gerar sua própria fonte de renda.

O projeto “Empreender – Sonho e Realidade” tem sido uma grande experiência vivenciada nestes novos tempos pelos alunos da Fase I e II da EBM de EJA Paulo Freire. A necessidade dos estudantes em obter uma fonte de renda extra para ajudar nas despesas pessoais e familiares, despertou o interesse pelo trabalho autônomo, formal e informal. Pensar em empreender envolve habilidades e competências que ultrapassam conhecimentos acadêmicos tradicionais, ampliando a autonomia, o protagonismo, a perseverança, a liderança entre outros aspectos que remetem a vida em sociedade.

Conforme relato dos professores, o projeto incentiva o protagonismo dos alunos, impactando positivamente na mudança de vida de cada um. Para a professora de Arte, Sandra Zoletti, que mediou a produção do artesanato, “os alunos têm possibilidades de desenvolver e aplicar esse conhecimento fora de sala de aula e empreender, além de desenvolver novas habilidades”.

Sobre o projeto e as aulas, o estudante, Rui João Morgan, da Fase II, relatou: “eu aprendi com a profe, ela foi ensinando e eu aprendi demais, não furei o dedo nenhuma vez. Até ensinei para minhas colegas! Nós também calculamos o quanto vamos gastar e qual o lucro que teremos. Os professores foram ótimos!”

Loreni Cigognini, da Fase I, diz que trabalhar com o artesanato é muito relaxante. “Todas as terças-feiras nós tínhamos a aula de arte e a professora nos ensinou e logo começamos a praticar. Ela também nos ensinou a vender, o que é um incentivo para nós. Agora, podemos fazer isso no nosso dia a dia, nos horários de folga e ter uma renda extra”, explicou.

 

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Forças de Segurança conhecem o Projeto Chapecó Criança

Em 2023 iniciaram-se as obras da Nova Chapecó Criança, que contará com diversas atividades voltadas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.